Karatê está fora das Olimpíadas 2024: entenda exclusão do esporte

Após estreia nos Jogos de Tóquio, o karatê fica de fora da edição parisiense e das Olimpíadas de 2028; entenda o que pode ter motivado exclusão

O karatê foi disputado nas Olimpíadas pela primeira vez na edição de Tóquio, no Japão, ao lado da escalada esportiva, do skate e do surfe. Mas, entre o quarteto, apenas a arte marcial não foi incluída na lista de modalidades nos Jogos de Paris 2024.

Em sua estreia na competição, o esporte foi apresentado em duas divisões, Kata e Kumite, com 80 atletas competindo no total e uma divisão entre as categorias masculina e feminina. As disputas aconteciam no Nippon Budokan, espaço consagrado entre praticantes e entusiastas de artes marciais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Karatê está fora das Olimpíadas 2024: público jovem

Seguindo a sua primeira e última participação no cenário olímpico, o karatê não marcará presença nos Jogos de Paris, em 2024, ou nos de Los Angeles, em 2028. De acordo com a Reuters, rejeições anteriores do esporte já haviam acontecido por sua suposta falta de capacidade em atrair o público jovem.

Ao lado da arte marcial, o beisebol e o softball também não foram cotados como modalidade na França. Por outro lado, diferente de sua contrapartida de origem japonesa, ambos voltarão ao circuito em Los Angeles.

Quadro de medalhas das Olimpíadas atualizado; como está? VEJA

Karatê está fora das Olimpíadas 2024: quem liderou as medalhas de Tóquio?

Os destaques do karatê na edição anterior ficaram com o seu país-sede, o Japão, que alcançou uma medalha de ouro, prata e bronze. Já a Turquia teve o maior número de medalhas (uma de prata e três de bronze) na categoria.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar