Olimpíadas: cerimônia de abertura encanta pela TV, mas entedia público presente

Mais de 300 mil pessoas lotaram as margens do Rio Sena, mas boa parte não conseguiu desfrutar do evento de abertura dos Jogos de Paris

"Blasé" é uma palavra de origem francesa, incorporada pela língua portuguesa, que, de acordo com o Dicionário Oxford, significa “indiferença pelo que deve comover”.

E não há palavra que represente melhor o sentimento de boa parte do público presente às margens do Rio Sena, na região central de Paris, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Toda a empolgação e expectativa por um espetáculo para se entrar para a história começou a se dissolver na chuva, que deu os primeiros sinais, ainda fraca, no fim da tarde.

No entanto, a confirmação das performances das cantoras Lady Gaga e Celine Dion parecia ser o combustível para manter o ânimo dos espectadores.

Além dos portadores de ingresso, milhares de pessoas se aglomeravam, um pouco mais distante do rio, nos bloqueios de segurança, na esperança de conseguir ver algo do evento.

“Estávamos há mais de dois meses tentando achar algum ingresso, mas não conseguimos. Até achamos, mas por 2,7 mil euros (aproximadamente R$ 16,2 mil), o que é impossível. O jeito é curtir daqui mesmo, a bagunça e a animação da galera”, garantiu a empresária paulista Laurete Menezes, de 63 anos, acompanhada da amiga Sandra Barros, de 42 anos.

Com o início das celebrações, foi possível se ter noção do ritmo que o evento teria. As primeiras embarcações com atletas até ouviram uma empolgação do público, que chegou ao ápice com o momento de aparição da cantora norte-americana Lady Gaga, mas, quando a delegação de Cuba passava pelas imediações do Museu do Louvre, três quilômetros após o ponto de partida, a chuva aumentou e boa parte do público começou a ir embora.

A chuva, apesar de ter sido um fator intensificador, não foi o único motivo para os espectadores deixarem a cerimônia. A estratégia da organização em inserir muito conteúdo gravado, mesmo com telões instalados às margens do rio, fez com que a atenção dos presentes fosse dispersada.

O espetáculo chegou a quatro horas de duração, o que também não agradou, principalmente porque a maior parte do público acompanhava em pé, sem nenhuma opção de assento e que assim ficou desde horas antes do início da cerimônia.

As margens do rio Sena já não estavam mais tão lotadas quando o principal momento da festa aconteceu, com a apresentação da canadense Celine Dion e a pira olímpica sendo acesa pelos ex-atletas franceses e multicampeões Teddy Riner e Marie-Jose Perec.

*Correspondente do O POVO nas Olimpíadas de Paris 2024

Conheça os canais do O POVO no WhatsApp

O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.

Confira e clique nos links abaixo para seguir:

  • Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
  • Economia: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
  • Políticamais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
  • Esportesas mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
  • Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar