Quem acendeu a tocha olímpica em Paris?
O mundo conheceu na noite desta sexta-feira, 26 de julho (26/07), a pessoa que acendeu a tocha olímpica em Paris; saiba quem foi
18:09 | Jul. 26, 2024
A tocha olímpica em Paris foi acesa no início da noite desta sexta-feira, 26 de julho (26/07), horário de Brasília. Os dois representantes escolhidos pela França foram o judoca Teddy Riner e a ex-atleta Marie-José Perec.
De acordo com o portal oficial dos Jogos Olímpicos, Riner é dono de cinco medalhas Olímpicas no judô, sendo três de ouro, e 11 vezes campeão mundial, chegando à dez anos invicto em sua categoria.
Já Pérec é considerada uma lenda do esporte francês, com três medalhas de ouro no atletismo nos Jogos Olímpicos, sendo duas nos 400 metros rasos e uma nos 200 metros rasos.
Tocha Olímpica 2024: por que o nome só é revelado instantes antes
A identidade da pessoa que segura a tocha olímpica é mantida em segredo e só revelada no momento exato por várias razões. Uma delas é que mostrar a identidade no momento gera um certo impacto emocional e surpresa, tanto para o público presente quanto para os espectadores ao redor do mundo.
Além disso, manter a identidade em segredo ajuda a garantir a segurança da pessoa escolhida, prevenindo possíveis ameaças ou tentativas de interferência durante o evento, além de ser uma boa “jogada midiática” que aumenta a cobertura e a visibilidade do evento
História: o que há por trás da tocha olímpica
A chama olímpica é acesa na Grécia, no local dos antigos Jogos Olímpicos, e é mantida a chama até o final dos Jogos modernos. Isso simboliza a continuidade e a conexão entre os Jogos antigos e os modernos.
Além disso, ela representa a paz e a amizade entre as nações. A chama é passada de um portador para outro em um revezamento que atravessa diferentes regiões e países, simbolizando a união global e a cooperação internacional.
Já o ato de carregar a tocha e o revezamento simbolizam o esforço, a perseverança e o espírito de superação dos atletas. A chama que nunca se apaga representa a chama interior de cada atleta, a determinação e a paixão pelo esporte.
Medalha olímpica: SAIBA história, quanto custa e curiosidades