Keno Marley nas Olimpíadas: conheça o boxeador brasileiro
Promessa do boxe brasileiro, Keno Marley, 24, estreia em Paris 2024 na categoria de 92 kg, após pratas no Mundial de 2021 e nos Pan-Americanos; conheça
00:29 | Jul. 26, 2024
Uma das maiores promessas que estão entrando nos Jogos Olímpicos de Paris com sonhos - realistas - de uma medalha é o boxeador Keno Marley. Recém-completados 24 anos de idade, o baiano vai disputar a medalha na categoria de 92 kg, sendo um dos favoritos.
Essa será sua segunda Olimpíada - participou em Tóquio - e com mais experiência, Keno vem confiante para a primeira medalha nos jogos. Em sua carreira, ele conquistou uma medalha de prata no Mundial de Boxe em 2021, além de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e 2023.
Bia Ferreira: campeã mundial do boxe irá disputar ouro nas Olimpíadas; CONHEÇA
Keno foi um dos 10 atletas brasileiros que conseguiram se classificar para Paris 2024. Ao todo, oito brasileiros conquistaram medalhas na história dos Jogos, e na última edição, o grande destaque foi Hebert Conceição com a conquista do ouro.
Foi a segunda vez que o pugilista conseguiu o lugar mais alto do pódio - o primeiro foi mais um membro da família conceição, Robson, em Rio 2016.
Keno Marley nas Olimpíadas: início no boxe
Natural de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, suas referências no boxe iniciaram a partir dos filmes, sobretudo quando acompanhou Mohamed Ali. Uns de seus maiores incentivadores eram seu primo e seu irmão, este último foi o alicerce de Keno por muito tempo.
Porém, durante uma de suas preparações, acabou perdendo seu irmão, vítima de um assassinato. "Fiquei muito mal. Tive um transtorno pós-traumático, precisei fazer tratamento psiquiátrico e pensei até em tirar minha vida. Foi um momento péssimo", revelou na entrevista ao OTD.
"Eu retornei para São Paulo, fiquei aqui na equipe, fazendo tratamento psiquiátrico. Eu tomava tanto remédio controlado que o Hebert (Conceição) estava no quarto comigo e ele tinha que me acordar para ir tomar café. Às vezes, eu não conseguia nem levantar para ir tomar café e ele trazia para mim", confessou.
Keno Marley nas Olimpíadas: campanha do boxeador em Tóquio
Ainda assim, apesar do trauma, o atleta conseguiu concluir sua preparação para as Olimpíadas de Tóquio. Competindo pelos meio-pesados, Keno ficou próximo de uma medalha, sendo eliminado nas quartas de final da competição para o britânico Benjamin Whittaker, por uma duvidosa decisão dos árbitros.
Rafaela Silva nas Olimpíadas 2024: judoca do Brasil busca segundo ouro; CONFIRA
Logo após seu retorno ao Brasil, teve mais um trauma. Desta vez foi seu primo, quem tanto o incentivou como atleta olímpico.
"Estava treinando na base militar pouco antes de viajar para a Rússia e dois dias antes eu recebi a notícia de que um familiar meu muito próximo, um primo que eu tinha como irmão, havia falecido. Essa notícia foi péssima e minha tia estava transtornada. Eu costumo falar até que ela é minha mãe. Ela estava em casa sozinha e eu tinha que ficar com ela, não tinha outra coisa a ser feita", relatou.
Keno Marley nas Olimpíadas: classificação para Paris
Com o início de mais um ciclo olímpico pela frente, sua classificação para Paris 2024 aconteceu no Pan-Americano de Santiago, no Chile.
Keno conseguiu sua vaga sem nem mesmo precisar subir ao ringue. Ele garantiu sua classificação após a desclassificação de Bryan Colwell, sendo o primeiro pugilista a garantir a vaga para Paris 2024.
Keno Marley nas Olimpíadas: quando será sua primeira luta de boxe
Agora, na busca de sua medalha inédita, honrando todos os familiares que se foram e estarão torcendo pelo pugilista, confira as prováveis datas da categoria de Keno Marley:
- Oitavas de final: 28 de julho às 15h16 - Keno Marley x Patrick Brown (Grã-Bretanha)
- Quartas de final: 1º de agosto (8h08, 12h54, 16h52 ou 17h08)
- Semifinal: 4 de agosto (8h08 ou 12h38)
- Final: 9 de agosto às 17h38