Desfile das delegações, ícones do esporte e artistas: sob chuva, pira olímpica é acesa em Paris
Teddy Riner e Marie-José Perec acenderam a pira olímpica, com Celine Dion cantando na Torre Eiffel, encerrando a cerimônia de abertura
18:44 | Jul. 26, 2024
Foi realizada nesta sexta-feira, 26, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Pela primeira vez, o evento aconteceu fora de um estádio: o Rio Sena, que corta a cidade, foi o responsável por abrigar a abertura do torneio. Apesar da chuva, os atletas mantiveram a animação, com destaque para a delegação brasileira.
Primeiramente, foi exibido um vídeo que mostrou o percurso da tocha olímpica antes da chegada ao Sena. Um dos escolhidos para estrelar a produção foi Zidane, campeão da Copa do Mundo 1998, que trocou o bastão com crianças francesas. Posteriormente, nuvens de fumaça formaram as cores da bandeira da França.
Depois, foi dado início ao desfile das delegações, contando com barcos, percorrendo seis quilômetros pelo Sena. A Grécia, precursora dos Jogos, abriu o caminho das águas. Participaram 6.800 atletas a bordo de 85 barcos.
O Brasil, que teve como portas bandeiras Isaquias Queiroz, da canoagem, e Raquel Kochhann, do rugby de 7, foi o 29º a desfilar. A França, seguindo a tradição, fechou o desfile.
A cerimônia passou por símbolos culturais, esportivos e históricos do país sede, com foco também na diversidade. O responsável por apresentar esses elementos foi um carregador de tocha misterioso.
Durante a abertura, Lady Gaga, a banda de metal Gojira, Marina Viotti, Orquestra de Paris, Aya Coco Danioko, conhecida por Aya Nakamura, o pianista Alexandre Kantorow, Axelle Saint-Cirel, os Minions e uma passarela na ponte Pont Du Carrousel foram algumas das atrações que abrilhantaram a apresentação. Um coração vermelho desenhado no céu foi um dos destaques do evento.
Como mensagem de paz, a música Imagine, de John Lennon, foi interpretada sobre o Rio Senna. O personagem misterioso, na sequência, carregou a tocha em cima de um cavalo metálico, que flutuou no rio, enquanto a história dos Jogos era apresentada.
Dando prosseguimento à cerimônia, o mascarado levou a bandeira até o palco dos Jogos, onde o hino olímpico foi executado. Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Emmanuel Macron, presidente da França, discursaram, com o mandatário francês declarando as Olímpiadas oficialmente abertas.
No local, os atletas fizeram o juramento para seguir os propósitos olímpicos e fazer uma competição limpa e justa.
Zidane, Rafael Nadal , Serena Williams, Nadia Comaneci, Carl Lewis, Amélie Mauresmo, Tony Parker, três atletas paralímpicos revezaram, com outros atletas icônicos da França se juntando à marcha. Teddy Riner e Marie-José Perec acenderam a pira olímpica, com Celine Dion cantando na Torre Eiffel, encerrando a cerimônia de abertura e dando início oficial ao Jogos de Paris.