Olimpíadas: por que Brasil usa uniforme sem escudo da CBF no futebol
Seleção feminina de futebol do Brasil estreou em Paris 2024 com a bandeira nacional no uniforme, em vez do logo da CBF, devido às regras do COI; entenda
20:38 | Jul. 25, 2024
Durante a vitória na estreia da seleção brasileira feminina de futebol nas Olimpíadas foi bastante comentada a ausência da logo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), substituída por uma imagem da bandeira - parecida com a logo do Time Brasil.
Porém, é bastante comum esse tipo de representação nos uniformes olímpicos. Visto que a competição não é uma data Fifa, desde 2008 o Comitê Olímpico Internacional (COI) proibiu todas as seleções de trazer em seus uniformes os símbolos de suas federações.
Olimpíadas: por que seleção brasileira masculina de futebol não jogará; ENTENDA
O impedimento foi imposto não somente para o futebol, mas para todos os esportes. Só é permitido às seleções usarem a identificação do país e a logo do patrocinador no uniforme; qualquer outra representação sofre represália do órgão gestor dos jogos.
Brasil sem escudo no uniforme nas Olimpíadas: especificações do COI
Até mesmo as medidas das logos adaptadas devem seguir as especificações propostas pelo COI. A entidade olímpica não permite a presença de patrocinadores na camisa, nem mensagens políticas ou trechos de hinos nacionais.
Por que Messi não está nas Olimpíadas jogando pela Argentina?; SAIBA
As regras se aplicam aos uniformes de jogo e de treino, além de toalhas e garrafas de água.
Uniforme Olímpico: Brasil poderia usar a identificação do COB
Uma opção que poderia ser adaptada no uniforme seria usar a logo do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Porém, entrando na questão comercial, isso seria inviável para a equipe de futebol, pois a CBF e o COI têm fornecedores distintos, sendo até concorrentes.
Logo, a utilização da bandeira brasileira junto com os anéis olímpicos é a solução adotada.