Conheça Nick Albiero, nadador estrangeiro que compete pelo Brasil

O atleta também é o primeiro nadador abertamente gay a competir pelo Brasil em uma Olimpíada. Veja trajetória, amor pelo País e desafios de Nick Albiero

Atleta estrangeiro competindo nas Olimpíadas de Paris pelo Brasil? Esse é Nick Albiero, nascido em 8 de junho de 1999, nos Estados Unidos. Em 2023, Nick decidiu se mudar para Belo Horizonte.

Ele começou o processo de naturalização para defender o Brasil em competições internacionais de natação fazendo parte do Minas Tênis Clube. Ele também é filho de um nadador brasileiro, quem é uma de suas inspirações.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O atleta é o primeiro nadador abertamente gay a competir pelo Brasil em uma Olimpíada. Veja a seguir a trajetória, a relação com o país e os desafios de Nick Albiero.

+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp

Olimpíadas 2024: Nick Albiero nas piscinas

Nick Albiero cresceu com grandes referências da natação no seu núcleo familiar. Ele é filho do brasileiro Arthur Albiero e da estadunidense Amy, ambos nadadores. Antes de decidir que iria representar o Brasil nas piscinas, ele foi um dos grandes destaques das seleções de base dos EUA.

O atleta foi duas vezes campeão da National Collegiate Athletic Association (NCAA) pela Universidade de Louisville, fez parte da Seleção Júnior dos EUA, ganhou medalha no Mundial Júnior de 2017 e prata no 4x100 medley misto, além de outros prêmios individuais.

Mas ele buscava mais, então resolveu largar a vida nos EUA. Veio para o Brasil em 2023 e ingressou no Minas Tênis Clube, para tentar realizar seu sonho de representar a bandeira brasileira.

LEIA TAMBÉM | Bia Ferreira: campeã mundial do boxe irá disputar ouro nas Olimpíadas

Olimpíadas 2024: Nick Albiero e sua paixão pelo Brasil

Em um comunicado de imprensa, Nick comentou que se filiar à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) o permitia abraçar uma herança familiar e homenagear as raízes do seu pai.

"Sempre tive um sentimento de pertencimento ao Brasil, ao visitar regularmente e aprender sobre a cultura. Essa decisão diz muito sobre quem eu sou no fundo do meu ser", afirmou. Ele começou a defender o Minas antes mesmo do anúncio, como atleta convidado.

O nadador teve um ano difícil quando chegou ao Brasil, pois a naturalização do atleta ainda não havia sido concluída.

A seletiva olímpica foi a saída que Nick encontrou para defender o País nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele venceu nos 200m borboleta fazendo o melhor tempo e assim garantiu sua vaga.

Rayssa Leal nas Olimpíadas: CONHEÇA a jovem skatista brasileira

A decisão de Nick Albiero sobre se assumir gay

Nick teve seu primeiro relacionamento amoroso e começou a pensar em como as pessoas descobririam sua sexualidade. Por isso, ele decidiu que, para ter controle sobre o assunto, teria que se assumir.

Em um post no Instagram em junho de 2022, ele falou abertamente sobre sua sexualidade, postando “(Nick Albiero) is out and about, happy pride”, uma expressão em inglês que significa algo similar a “fora do armário e com orgulho”.

O jovem de 25 anos também busca trazer mais representatividade para os jogos. 

Erica Sullivan foi uma inspiração para Albiero. Ela é considerada a primeira atleta LGBTQ+ a ser incluída na equipe de natação dos Estados Unidos em uma Olimpíada. 

Olimpíadas 2024: Nick Albiero compete nos 200m borboleta

Nicolas Albiero garantiu classificação para os Jogos Olímpicos durante a Seletiva Olímpica de Natação, disputada na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Veja horários dos 200m Borboleta Masculino, modalidade em que ele compete:

30 de julho, terça-feira

6h - Classificatórias
15h40min - Semifinais

31 de julho, quarta-feira

15h30min - Final

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar