Bia Souza nas Olimpíadas 2024: conheça judoca estreante pelo Brasil
A atleta brasileira estreou em Jogos Olímpicos nesta edição de 2024. Beatriz Souza é o nome do primeiro ouro brasileiro em Paris; conheça a judoca
22:26 | Jul. 24, 2024
Quando perdeu a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que marcariam a sua estreia no evento, Beatriz “Bia” Souza foi categórica: “Deixei passar um dia e fui treinar”. A escolha, que a judoca brasileira considerou uma “virada de chave”, permitiu um recomeço em Paris, cidade-sede da nova edição.
Ao menos é o que revela Bia ao portal oficial das Olimpíadas, competição que vê como um sonho realizado. “Estou em busca da medalha olímpica. Quero a medalha olímpica como qualquer outro atleta”.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
E o sonho se realizou: em luta nesta sexta-feira, 2, a judoca conquistou o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas 2024.
Aos 26 anos, a atleta não esconde a animação pela estreia nas Olimpíadas e compartilha fotos de seu treinamento e rotina no evento. Imediatamente após sua vitória contra a israelense Raz Hershko, Bia foi de 11,3 mil para mais 500 mil seguidores no Instagram
Conheça a história de Bia Souza com o judô e suas conquistas na categoria.
Bia Souza nas Olimpíadas 2024: origem no judô e conquistas
A primeira medalha conquistada por Bia foi aos sete anos de idade, uma experiência que decidiu nunca esquecer. “Quis para sempre voltar a sentir o que estava sentindo, e estava disposta a fazer o que fosse possível por aquele sentimento novamente”.
O judô foi uma “herança” passada de seu pai, que foi atleta na categoria, para a filha. A ideia de praticar o esporte foi uma alternativa apresentada para a caçula da família, que era descrita como cheia de energia.
“Comecei a fazer judô na Associação Budokan de Peruíbe, que é minha cidade natal. Fiquei lá até os meus 13 anos, quando vim morar em São Paulo. E chegando aqui fiquei um ano na Sociedade Esportiva Palmeiras e depois fui para o Pinheiros, onde já estou há cinco anos”, explica a judoca em entrevista para o seu clube.
Apesar de ser uma novata no cenário olímpico de 2024, Bia Souza não é alheia às vitórias no judô. A brasileira ostenta premiações emblemáticas, como a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô Calgary 2023; ouro no Grand Slam de Baku; ouro no Open de Varsóvia; prata no Open de Perth; e bronze nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
Uniforme do Brasil nas Olimpíadas: VEJA quem fez e por que causou polêmica
Bia Souza nas Olimpíadas 2024: prêmio de melhor judoca
As suas vitórias em 2023, elencadas acima, alçaram a atleta ao posto de melhor judoca no Prêmio Brasil Olímpico, a principal premiação do esporte olímpico nacional. Souza foi premiada na categoria peso pesado (+78 kg).
“Ainda sem palavras, mas muito feliz e emocionada de ser eleita a melhor atleta do judô em 2023 pelo Comitê Olímpico do Brasil. Um prêmio que vem para coroar uma temporada cheia de desafios e grandes conquistas para mim”, escreveu Beatriz em sua rede social.
Antes das Olimpíadas de 2024, a judoca disputou o Grand Prix de Linz, na Áustria, no início de março, alcançando a medalha de ouro.
Bia Souza nas Olimpíadas 2024: ‘rival’ que virou treinadora
A treinadora de Bia Souza em Paris é a “rival” que ficou com a sua vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Maria Suelen Altheman. Mas a relação entre ambas não abre espaço para ressentimentos, pelo contrário: “É uma honra ser orientada por ela”, diz a estreante.
“Ela enxerga o que eu não vejo, detalhe por detalhe”, explica Bia, e completa: “Ela (Maria Suelen) diz que sou muito forte e com certeza vou jogar (a adversária no chão). Pode parecer coisa boba, mas às vezes a gente se esquece disso”.
Bia Souza nas Olimpíadas 2024: ficha técnica com idade, peso, altura e mais
- Nome completo: Beatriz Rodrigues de Souza
- Idade: 26 anos (20 de maio de 1998)
- Categoria: pesado (+78 kg)
- Naturalidade: Peruíbe (SP)
- Altura: 1,78 m
- Clube: Esporte Clube Pinheiros/FPJ
*Atualizada em 2/8/2024 às 12h45min
Leia mais