Skate nas Olimpíadas: quais serão os dias da modalidade nos Jogos
Confira quais as regras da disputa, quem são os atletas brasileiros que vão disputar e a programação completa em Paris 2024Os corações apaixonados do skate estão mais ansiosos do que nunca. Após sua estreia nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o esporte está de volta para a competição nas Olimpíadas de Paris 2024, na famosa Place de la Concorde, no coração da capital francesa.
LEIA TAMBÉM| Dia Mundial do Skate: esporte venceu preconceitos e virou modalidade olímpica
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os maiores skatistas do mundo se enfrentarão nos Jogos Olímpicos de Paris nas duas modalidades mais populares do esporte: park e street.
Nas provas que consistem em duas fases, preliminares e finais, os atletas devem realizar suas manobras mais impressionantes durante suas apresentações, além de atender aos critérios de grau de dificuldade, velocidade e variedade de movimentos.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
Confira os dias do Skate nas Olimpíadas de Paris 2024
A disputa por medalhas do Skate ocorre em julho e agosto. As categorias Skate Street feminino e Skate Street masculino ocorrem nos dias 27 e 28 deste mês.
Já as categorias Skate Park feminino e Skate Park masculino ocorrem nos dias 6 e 7 de agosto. Veja a programação completa, conforme horário de Brasília:
Street masculino — 27 de julho (sábado)
Preliminar: 12h às 15h30min
Final: 17h às 19h
Street feminino — 28 de julho (domingo)
Preliminar: 12h às 15h30min
Final: 17h às 19h
Park feminino — 6 de agosto (terça-feira)
Preliminar: 12h30min às 16h
Final: 17h30min às 19h30min
Park masculino — 7 de agosto (quarta-feira)
Preliminar: 12h30min às 16h
Final: 17h30min às 19h30min
Cada um dos quatro eventos contará com 22 esportistas em Paris, em um total de 88 atletas no skate. Serão 24 brasileiros, o limite máximo de skatistas por país permitido para a Série: 12 em cada evento, seis por gênero. Apenas o Brasil alcançou este número.
CONFIRA TAMBÉM| Da margem às Olimpíadas: conheça a cultura do skate
Skate nas Olimpíadas: quem representa o Brasil em Paris 2024
Nos jogos de Tóquio 2020, o skate brasileiro conquistou três medalhas de prata (Kelvin Hoefler e Rayssa Leal no street e Pedro Barros no park) e foi o esporte com mais pódios para o Brasil, ao lado do boxe e da natação. Algumas das regras de pontuação do skate street foram alteradas para Paris 2024.
- Rayssa Leal (street feminino)
- Pâmela Rosa (street feminino)
- Gabi Mazetto (street feminino)
- Kelvin Hoelfer (street masculino)
- Giovanni Vianna (street masculino)
- Felipe Gustavo (street masculino)
- Raicca Ventura (park feminino)
- Dora Varella (park feminino)
- Isadora Pacheco (park feminino)
- Augusto Akio (park masculino)
- Pedro Barros (park masculino)
- Luigi Cini (park masculino)
RELEMBRE| Cearense é campeã de torneio de skate street inédito no Nordeste
Paris 2024: quais as regras na disputa olímpica?
A competição na categoria park ocorre em um percurso variado que combina bowls e inúmeras curvas, os quais os atletas utilizam para ganhar velocidade e realizar manobras no ar. Nela, os skatistas são julgados pela altura e velocidade dos truques que realizam durante os saltos, além da capacidade de usar toda a superfície e os obstáculos.
São realizadas três apresentações de 45 segundos, com a melhor das três contando como a pontuação final da rodada.
Já as provas de street acontecem em um percurso em linha “semelhante a uma rua” com escadas, corrimãos e outros obstáculos montados para se referir aos ambientes urbanos.
Os competidores executam uma série de manobras e também são julgados pela forma como controlam a prancha durante duas corridas de 45 segundos e cinco truques que realizam. Em cada rodada, a corrida com a maior pontuação e as duas manobras mais bem avaliadas são somadas e resultam na pontuação final do atleta.
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente