Destaques das Olimpíadas 2024: quais os principais nomes dos Jogos

Com as Olimpíadas se aproximando, além do público, diversas estrelas de todo o mundo direcionarão suas pretensões para Paris; confira os destaques

Considerado o maior evento do esporte mundial, as Olimpíadas acontecem a cada quatro anos e reúnem estrelas dos grandes esportes mundiais. A medalha olímpica é considerada o grande ápice de um atleta que compete a vida toda.

Vários são os pretextos de um atleta que almeja chegar a uma Olimpíada: o principal é que a conquista é um reconhecimento muito sonhado. Outros buscam uma medalha para afirmar a superioridade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Abertura das Olimpíadas: data da cerimônia, horário e onde assistir; VEJA

É o caso do "Dream Team" americano, que se fortificou e motivou-se a se reunir para esses jogos olímpicos após o fracasso na Copa do Mundo de Basquete, em 2023, e também após os comentários do velocista americano Noah Lyles afirmando que "os jogadores da NBA precisam vencer algo (Olimpíadas ou Copa) para se considerarem campeões mundiais".

Essa é apenas uma das motivações que fez reunir a seleção com os maiores jogadores da atualidade. Desta forma, conheça quem são os destaques que vão competir em Paris 2024.

Destaques das Olimpíadas de Paris 2024

Futebol

Julián Álvarez

Com renome no futebol mundial - campeão da Champions League e Copa do Mundo -, Álvarez irá comandar a Argentina rumo à terceira medalha de ouro nas Olimpíadas.

O centroavante foi convocado para a disputa da Copa América e ainda assim será a principal referência no time argentino nos Jogos Olímpicos. Ele foi escolhido entre os três jogadores acima dos 23 anos que cada equipe pode selecionar. O goleiro Rulli e o zagueiro Otamendi completam o trio.

Marta

Com duas medalhas de prata - em Atenas 2004 e Pequim 2008 - essa será a última oportunidade da icônica camisa 10 brasileira conquistar o tão sonhado ouro olímpico. Sem a equipe masculina em 2024, os adoradores de futebol direcionarão todo seu apoio apenas para a equipe feminina.

Com mais mulheres, Brasil fecha delegação para Jogos Olímpicos de Paris; CONFIRA

Tênis

Carlos Alcaraz e Rafael Nadal

A junção da experiência de vida com a juventude, Alcaraz e Nadal formarão dupla para representar a Espanha nas Olimpíadas na competição em duplas.

Alcaraz recentemente esteve no topo do ranking mundial de tênis - hoje, ocupa a terceira colocação -, enquanto Rafael Nadal é um dos maiores nomes do esporte e já conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas - em Pequim 2008 e no Rio 2016.

Natação

Léon Marchand

Léon Marchand emergiu como uma estrela em ascensão da natação francesa, ostentando uma coleção impressionante de campeonatos mundiais, com cinco medalhas de ouro nas últimas competições em que disputou.

Jiu-jitsu: por que esporte não é olímpico? ENTENDA

Marchand elevou seu perfil nos últimos anos bem a tempo para os próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para aumentar a intriga, seu treinador é ninguém menos que o ex-treinador de Michael Phelps, considerado um dos maiores mentores de natação do mundo.

Basquete

Estados Unidos, ou "Dream Team"

A maior junção dos melhores atletas do mundo, o que já era forte, em 2024 será a verdadeira 'apelação'. Além do 'Big 3' formado por LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, o time americano contará com o recém-naturalizado Joel Embiid.

O principal líder dessa seleção será LeBron James, que foi um dos que defenderam os jogadores da NBA perante as críticas de Noah Lyles. LeBron tem três medalhas olímpicas, sendo duas de ouro - Londres 2012 e Pequim 2008 - e uma de bronze - em Atenas 2004.

Basquete nas Olímpiadas: CONHEÇA o grupo do Brasil, datas e jogos

Ginástica

Simone Biles

O time americano, em geral, não empolgou sua torcida nas últimas edições dos jogos. A principal estrela, Simone Biles, sequer conseguiu uma medalha de ouro. Ela saiu sem as medalhas de ouro e, em vez disso, esteve no centro da conversa sobre a intersecção entre saúde mental e esportes.

Porém, para 2024, Biles afirmou estar renovada e confiante para a disputa dos jogos. Além disso, as últimas campeãs olímpicas em grupo são da Rússia, e atletas dessa nação foram proibidas de disputar os jogos por conta dos conflitos contra a Ucrânia.

Rebeca Andrade

Certamente, depois de 2021, os esforços de Rebeca para fazer história começaram quando ela se tornou a primeira mulher sul-americana a chegar ao pódio geral, terminando em segundo lugar, atrás de Sunisa Lee, da equipe dos EUA.

Dias depois, Andrade se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar o ouro nos Jogos, conquistando o título no salto feminino.

No Campeonato Mundial, ela já acumulou nove medalhas, incluindo um título mundial histórico no geral em 2022, o título do salto em 2023 e uma primeira medalha por equipe na temporada passada.

Seleção conta com o auxílio da tecnologia na preparação para as Olimpíadas; SAIBA MAIS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar