Basquete nas Olímpiadas: conheça o grupo do Brasil, datas e jogos
O Brasil garantiu sua vaga nos Jogos de Paris 2024 após vencer a Letônia no Pré-Olímpico e enfrentará França, Alemanha e Japão na fase de grupos
20:46 | Jul. 08, 2024
O Brasil recém conseguiu sua vaga após vencer a Letônia na final do Pré-Olímpico, que estava valendo uma vaga nos Jogos de Paris em 2024. Com uma vitória de 94 a 69, a seleção brasileira irá retornar aos jogos, visto que ficou fora da última edição.
Presente durante as edições de 2012 e 2016 dos Jogos Olímpicos, o armador Marcelinho Huertas foi um dos destaques da seleção durante a final.
Sem a presença do titular Raul Neto e do outro armador, Yago, que se contundiu no começo do jogo, coube a Huertas comandar a equipe, que teve grande eficiência tanto ofensiva quanto defensivamente.
CONHEÇA 6 brasileiros que podem conquistar medalha nas Olimpíadas
O grande destaque e escolhido como 'melhor jogador' da competição foi o ala Bruno Caboclo. Com 21 pontos, o ex-jogador de diversas equipes na NBA foi peça importante, sendo um dos principais pontuadores da competição.
Agora, a seleção terá sua preparação devidamente Olímpica. Com adversários já definidos, o Brasil estará no grupo B, onde irá enfrentar a França, Alemanha e Japão.
Basquete nas Olimpíadas 2024: conheça os adversários do Brasil
França
Com melhor retrospecto Olímpico e com peças mais conhecidas mundialmente, a França vai competir visando a conquista de mais uma medalha para seu histórico. Atualmente, a equipe francesa tem três conquistas em seu histórico - medalhas de prata, garantidas em 1948, 2000 e 2021.
Os principais jogadores franceses atuam no garrafão. O principal deles é o pivô Victor Wembanyama, que recentemente foi eleito o 'melhor jovem jogador' da NBA. Ele terá a companhia de Rudy Gobert, que já colecionou diversas conquistas como 'melhor defensor' também na NBA.
O nível da seleção atual é tão grande que eles tiveram o 'luxo' de não convocar a atual primeira escolha do draft, Zaccharie Risacher, que foi selecionado pelo Atlanta Hawks.
Futsal: por que esporte não faz parte das Olimpíadas 2024? ENTENDA
Alemanha
Atuais campeões da Copa do Mundo de Basquete, que aconteceu em 2023, a Alemanha, assim como os rivais europeus, tem o sonho de uma medalha olímpica. Comandados pelos irmãos Mo e Franz Wagner, a equipe é reflexo de um exemplar planejamento.
Desde suas categorias de base, os jogadores são motivados a manter alto rendimento. Um exemplo disso é o pivô Oscar da Silva, brasileiro que foi ignorado pelo país e teve a chance de atuar na seleção europeia.
Hoje, ele e seu irmão Tristan são peças que atuam em alto nível e devem permanecer constantemente durante as convocações da equipe. Os dois são filhos do ex-pugilista Valdemar da Silva. Dos irmãos, o mais novo, Tristan, foi recentemente selecionado pelo Orlando Magic durante o draft da NBA.
Japão
Sem medalhas olímpicas, o Japão chegará aos jogos para disputar diretamente com o Brasil uma vaga entre os melhores terceiros colocados, que geraria uma vaga na segunda fase da competição.
Sem muitos jogadores no principal basquete do mundo, seu grande destaque é o ala-pivô dos Los Angeles Lakers, Rui Hachimura. O jogador é bastante valorizado pela torcida da sua atual equipe e será muito importante para a sua seleção.
Basquete nas Olimpíadas: quando serão os jogos
Após garantir a vaga neste domingo, 7, o Brasil irá estrear 19 dias depois. O jogo inicial será logo contra a favorita França, e o último, que poderá ser o jogo da classificação ou de retorno para casa, será contra o Japão, no dia 2 de agosto.
Confira as datas e horários dos jogos:
- Sábado, 27 de julho – França x Brasil – 12h15 (horário de Brasília)
- Terça-feira, 30 de julho – Brasil x Alemanha – 16h (horário de Brasília)
- Sexta-feira, 2 de agosto – Japão x Brasil – 6h (horário de Brasília)
Olimpíadas: VEJA uniformes oficiais do Brasil, EUA, França e mais