Futsal: por que esporte não faz parte das Olimpíadas 2024? Entenda
A ausência de interesse tanto por parte da Fifa quanto por parte da COI tornam o sonho do futsal olímpico distante. Veja os principais motivos
07:00 | Jul. 01, 2024
Olimpíada vai, Olimpíada vem e uma pergunta sempre aparece: por que o futsal não é esporte olímpico? Praticada desde os anos 40 como uma adaptação do futebol de campo, a modalidade busca há décadas estar dentro dos Jogos Olímpicos de Verão.
Mas o que impede o esporte de estar na competição? A resposta, segundo a Liga Nacional de Futsal, está no distanciamento entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa), gestora da modalidade desde 1989, e o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Olimpíadas 2024: por que o futsal não é modalidade olímpica?
A ausência do futsal na competição causa estranheza justamente por conta da popularidade e da recente inclusão de outras modalidades, como surf, skate, escalada esportiva, canoagem slalom e breaking.
Segundo os critérios da Carta Olímpica do COI, para se tornar um esporte olímpico, a modalidade precisa ser reconhecida pelo Comitê, ser regida por uma Federação Internacional e seguir o código antidoping do COI.
O documento diz ainda que ela precisa ser amplamente praticada por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes. O futsal cumpre os requisitos indicados pelo COI e é um dos esportes mais praticados no mundo.
Porém, para a Fifa, não é interessante que a modalidade se torne um esporte olímpico. A principal justificativa é que a inclusão no quadro olímpico reduziria a importância da Copa do Mundo de Futsal, disputada no mesmo ano dos Jogos Olímpicos.
Por que seleção brasileira masculina de futebol não jogará nas olimpíadas? VEJA
Futsal fora das Olimpíadas: o impasse entre a Fifa e o COI
Colocar o futsal nos Jogos também seria concentrar cerca de 10% da cota de atletas numa única entidade (a Fifa). O COI conta com um limite de atletas em pouco mais de 10 mil, e seria uma grande quantidade de jogadores da Fifa para apenas quatro modalidades (duas para futebol e duas para futsal).
Amantes do esporte sugerem a ideia de que a AMF (Asociacion Mundial de Futsal) aplique o Futsal ao esporte olímpico, mas isso não é possível, pois o COI não reconhece a AMF como uma federação oficial.
Em 2015, o Ministro do Esporte do Brasil da época, George Hilton, tentou adicionar a modalidade aos Jogos Rio 2016, mas as negociações não avançaram.
Para o Brasil isso não é bom, pois o País é uma potência mundial do esporte, tendo vencido cinco edições da Copa do Mundo de Futsal da Fifa.
Olimpíadas: Brasil já ganhou 150 medalhas; VEJA atletas e esportes premiados
Futsal nos Jogos Olímpicos da Juventude
Apesar de não integrar a principal competição, o futsal foi incluído pela primeira vez no programa olímpico durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão de Buenos Aires em 2018, quando substituiu o futebol. Na final daquela edição, o Brasil levou a medalha de ouro contra a Rússia por 4x1.