Olimpíadas: conheça os países que mais ganharam medalhas na história dos jogos
Com mais de três mil pódios, o primeiro lugar detém mais que o dobro das premiações do segundo colocado; confira quem são
16:37 | Jun. 05, 2024
O Brasil participará das Olimpíadas de Paris 2024 com 216 atletas disputando 32 esportes. O País já participou de 20 edições dos Jogos Olímpicos de Verão e conquistou 150 medalhas.
O evento esportivo é apenas um dos promovidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O órgão é responsável também pela edição de inverno das Olimpíadas e pelos Jogos Olímpicos da Juventude, que têm uma edição de verão e outra de inverno.
Conheça a seguir o país recordista com o maior número de medalhas olímpicas.
Qual país tem o maior número de medalhas nas Olimpíadas?
Até hoje, foram realizadas 29 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, 25 Olimpíadas de Inverno e sete Jogos Olímpicos da Juventude, sendo três de verão e quatro de inverno. Os Estados Unidos detêm hoje o recorde de maior número de medalhas conquistadas, com o total de 3.094 condecorações.
A terra do Tio Sam também é o lar de Michael Phelps, ganhador do maior número de medalhas olímpicas da história. O nadador de 39 anos conquistou 28 pódios, sendo 23 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.
Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Phelps conquistou o primeiro lugar em todas as finais em que participou, arrematando oito primeiros lugares. Até hoje o americano detém o recorde de maior número de medalhas de ouro em uma só edição das Olimpíadas.
Olimpíadas 2024: VEJA as principais datas da competição
Conheça o ranking dos 10 países que mais ganharam medalhas dos Jogos Olímpicos
- Estados Unidos da América - 3.094
- Alemanha - 1.167
- Grã-Bretanha - 1.045
- França - 952
- República Popular da China - 807
- Itália - 805
- Suécia - 709
- Austrália - 627
- Canadá - 602
- Rússia - 599
A Rússia herdou as medalhas da antiga União Soviética?
Em termos históricos, a segunda posição do ranking de medalhistas pertence à extinta União Soviética, que somou 1.272 pódios ao longo dos seus 69 anos de existência.
O site do COI afirma, porém, que “as medalhas olímpicas ganhas por um atleta ou equipe são atribuídas ao país que estava sendo representado no momento dos Jogos Olímpicos”.
Como a União Soviética já não existe, as medalhas ganhas pelos atletas soviéticos não são contabilizadas no quadro de medalhas olímpicas dos países formados após a dissolução.