Olimpíadas: Brasil já ganhou 150 medalhas; veja atletas e esportes premiados

Conheça os atletas que fizeram história no esporte brasileiro e veja quais modalidades mais trouxeram medalhas ao País. As Olimpíadas de Paris 2024 começam em julho

14:00 | Jun. 05, 2024

Por: Mateus Mota/ especial para O POVO
Rebeca Andrade (foto: COB)

Faltando pouco mais de 50 dias para o início das Olimpíadas de Paris 2024, as expectativas acerca do desempenho do Brasil na competição se intensificam. A competição começa no dia 26 de julho e vai até o dia 11 de agosto. 

Das 29 edições da versão moderna dos Jogos Olímpicos, o Brasil participou das últimas 20. Ao todo, o País arrematou um total de 150 medalhas.

O time brasileiro já garantiu 239 vagas e 216 atletas confirmados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Confira a seguir as conquistas dos atletas brasileiros nos últimos 104 anos de competição.

SIGA o canal de Esportes do O POVO no Whatsapp

Qual foi o recorde de medalhas olímpicas do Brasil?

Entre 1920 e 1992, o Brasil arrematou 39 medalhas no total.

Já nas sete edições seguintes, entre 1996 e 2020, a soma foi de 111 premiações, uma média de 15,8 medalhas por edição das Olimpíadas.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Brasil superou o recorde de medalhas conquistadas em uma única edição, chegando ao total de 21.

Além disso, igualou o número de ouros obtidos na edição Rio 2016, subindo ao pódio em 13 modalidades e terminando em 12° lugar no quadro de medalhas, com 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes.

Brasil nas Olimpíadas: quais esportes mais ganharam medalhas?

A vela é o esporte que mais deu medalhas de ouro para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Até hoje, foram oito ouros conquistados nas águas do mundo. O atletismo, segundo colocado no quesito, tem cinco.

Já no quadro total de medalhas, quem ganha é o judô, com o total de 24 medalhas, sendo 17 de bronze. 

História das Olimpíadas: SAIBA tudo sobre a origem dos Jogos Olímpicos

A primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas

A primeira participação do Brasil nas Olimpíadas foi na edição de 1920, realizada na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Na ocasião, a delegação brasileira era composta por 21 atletas, todos homens.

Apesar de ter levado representantes de cinco modalidades — natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo —, o time brasileiro só conquistou medalhas nesta última.

Foram três condecorações, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. E o primeiro atleta brasileiro a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos foi Guilherme Paraense, na prova de pistola rápida 30 metros. Ele tinha 36 anos à época.

 

Olimpíadas e a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro

Desde os jogos da Antuérpia, a composição da delegação brasileira passou a ser mais diversa e as mulheres foram conquistando seu espaço.

Jackie Silva e Sandra Pires, dupla no vôlei de praia, foram as primeiras brasileiras a garantirem o ouro. A conquista aconteceu nos Jogos de Atlanta de 1996, ano em que a modalidade estreou nas Olimpíadas.

A dupla avançou o legado das antecessoras e pavimentou o caminho para as gerações futuras. Sessenta anos antes, a nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher a defender o Brasil nas Olimpíadas, em Los Angeles 1932.

Melânia Luz, integrante da primeira equipe feminina de atletismo do Brasil, foi a primeira mulher negra a competir pelo País nos Jogos, em Londres 1948.

Já na última edição dos jogos, em Tóquio, Rebeca Andrade se tornou a primeira medalhista olímpica feminina da ginástica artística brasileira. 

CONHEÇA todas as modalidades que estarão nas Olimpíadas de Paris 2024