Doping de Tandara prejudica a seleção brasileira de vôlei? Entenda o caso

Oposta Tandara Caixeta, da seleção brasileira de vôlei feminino, está fora da Olimpíada de Tóquio após ser flagrada por teste antidoping; entenda o que isso significa para o resto da equipe

01:56 | Ago. 06, 2021

Por: Bemfica de Oliva
Tandara Caixeta, jogadora da seleção brasileira de vôlei feminino, foi flagrada em teste antidoping e está suspensa; ela não jogará mais na Olimpíada de Tóquio (foto: ANGELA WEISS / AFP)

A jogadora Tandara Caixeta, oposta da seleção brasileira de vôlei feminino, foi flagrada no teste antidoping e está fora da Olimpíada de Tóquio. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou nesta sexta-feira, 6, que a atleta teve "suspensão provisória" da equipe. Mas o que isso significa para o restante da seleção? Entenda o caso a seguir.

Doping de Tandara foi confirmado?

Segundo a nota do COB, a suspensão de Tandara foi por "potencial violação" das regras antidoping. A atleta realizou teste de contraprova, cujo resultado ainda não está pronto. Portanto, o doping ainda não está confirmado. Tandara, no entanto, já está de retorno marcado para o Brasil e não participará de outros jogos na Olimpíada de Tóquio.

O doping de Tandara prejudica a seleção brasileira?

Caso seja confirmado que Tandara fez uso de substâncias proibidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o resultado é individual. Outras atletas da seleção brasileira de vôlei feminino serão testadas, para verificar se a prática foi somente da oposta ou da equipe.

Se não houver resultados positivos em outras jogadoras, a equipe segue sem penalidade. Havendo indícios de que o uso de doping foi recorrente na seleção, porém, o time será desclassificado da Olimpíada.

Quando foi o exame antidoping de Tandara?

O COB informou que, embora o resultado do teste só tenha sido divulgado agora, o exame foi realizado em 7 de julho. Na data, nem a seleção brasileira nem o Osasco, time pelo qual Tandara joga, estavam participando de competições.

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS