Quer começar a surfar em Fortaleza? Dicas de surf em alta após Olimpíadas
Trazendo campeões mundiais e conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas, o surf ganha cada vez mais espaço no Brasil. Confira a trajetória nos Jogos de Tóquio e dicas para quem quer começar a surfar em Fortaleza, no CearáCom a conquista da medalha de ouro do brasileiro Ítalo Ferreira nas Olimpíadas de Tóquio, a popularidade e o interesse pelo surf cresceu sem precedentes no País. Antes mesmo do início da competição, o Brasil já era considerado o grande favorito do esporte por trazer campeões que lideram o ranking mundial.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na categoria masculina, além do - agora medalhista olímpico - Ítalo Ferreira, o surfista Gabriel Medina, bicampeão mundial, chegou perto de conquistar medalha ficando em quarto lugar, em um resultado repleto de polêmicas devido à avaliação nas notas de Medina.
Apesar de Ítalo Ferreira ter conquistado o ouro em um placar folgado de 15,14 contra 6,60 do adversário japonês Kanoa Igarashi, o surfista brasileiro enfrentou problemas durante a competição final como a sua prancha quebrando na primeira tentativa de manobra no mar turbulento de Tsurigasaki, no Japão.
Para o surfista e campeão cearense José Wilton da Silva, mais conhecido como "Itim Silva”, a inclusão do surfe como esporte olímpico e, sobretudo, a conquista da medalha de ouro para o Brasil, representa um avanço significativo na projeção do surf, que já passou por muito preconceito para conseguir espaço e reconhecimento.
“Nosso esporte já foi muito discriminado e um nordestino ser um dos responsáveis nesse processo de crescimento nos deixa muito felizes e encorajados de seguir sonhando, principalmente sendo o Ítalo Ferreira que foi um profissional que eu já tive a oportunidade de competir”, destaca Itim Silva.
Dicas para quem quer começar no surf
Para quem deseja aprender a surfar, a principal dica do instrutor de surfe Luiz Gustavo é a de procurar uma escola que forneça profissionais de educação física. Ele ressalta a importância de ser acompanhado por pessoas que entendam de anatomia humana e biomecânica, pois é fundamental para um esporte radical como o surfe que trabalha com todos os grupos musculares e que desenvolve a coordenação motora.
“Quando eu comecei a surfar há trinta anos, eu fui no 'achismo' de ir tentando entender o que meu corpo pedia para eu melhorar. Para quem quer começar no surfe atualmente, a realidade é outra. Tanto no acesso de informações, quanto no cuidado que deve existir com a individualidade de cada pessoa para começar nesse esporte”, afirma Luiz Gustavo.
Os cinco principais cuidados
- Conheça bem o local escolhido para surfar
- Use sempre a corda de segurança da prancha
- Conheça medidas de prevenção de afogamento
- Faça manutenção regular da sua prancha
- Em caso de tempestade, saia do mar
Principais modalidades do surf
Shortboard
O shortboard foi o escolhido para os Jogos Olímpicos. A modalidade é a mais popular do surf e conta com atletas mundialmente conhecidos. As pranchas variam de tamanho entre 5 pés (equivalente a 1,52m) até 7 pés (2,13m), de acordo com o peso e altura do atleta.
Windsurf
O windsurf é uma mistura de surfe com velejo, pois utiliza uma prancha com uma vela acoplada, como as usadas nos barcos. A vela costuma ter entre dois a cinco metros de altura.
Kitesurf
O kitesurf é um tipo de pipa que fica preso em um acessório chamado de trapézio que, por sua vez, deve estar acoplado à cintura. Em cima da prancha, o praticante vai se divertindo enquanto usa a pipa para direcionar o vento e realizar manobras em velocidade.
Stand UP Paddle
O stand UP paddle nada mais é do que uma prancha bem grande e grossa usada em conjunto com um remo para ajudar na locomoção. É possível entrar em ondas e manobrar, utilizando da estabilidade do equipamento.
Como escolher a prancha ideal
Na hora de comprar uma prancha, critérios como o peso de quem pratica e o local escolhido para surfar são pontos fundamentais nesta escolha. Além disso, as pranchas maiores sempre são as mais indicadas para iniciantes por permitirem mais estabilidade e serem mais flexíveis.
Porém, apenas um profissional de surfe saberá indicar quais as formas e tamanhos certos para as necessidades específicas de cada pessoa e modalidade.
Onde aprender a surfar em Fortaleza (Ceará):
PF Surf School
Endereço: Av. Zezé Diogo, 3070, Praia do Futuro
Telefone: (85) 3262.0992/ 99667.0546
Instagram: @pfsurfschool
Itim Silva Surf School
Endereço: Moura Brasil - Fortaleza-CE
Telefone: (85) 99717.0678
Instagram: @itimsilvasurfschool
WF Escola de Surf
Endereço: Praia da Leste-Oeste
Telefone: (85) 99793.3642
Instagram: @wfsurfschool