Vídeo: Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, protagoniza campanha da Nike
Rayssa ganhou medalha de prata nas Olimpíadas; a skatista busca quebrar tabus referentes à prática do esporte por mulheres. Assista ao vídeo da campanha da Nike com a "Fadinha do Skate"
22:08 | Jul. 29, 2021
Com o objetivo de tornar o skate um esporte mais inclusivo para o público feminino, a Nike divulgou uma nova campanha protagonizada pela maranhense Rayssa Leal, de 13 anos. Batizada de “Novas Fadas”, a campanha “dá asas” à skatista, que ganhou medalha de prata na categoria street, tornando-se a terceira mais jovem medalhista da história das Olimpíadas.
O vídeo faz parte de uma campanha global lançada pela empresa, a “Vai no Novo”, que tem o intuito de incentivar as pessoas a descobrirem o esporte de um jeito diferente. A ideia é mostrar que no skate brasileiro há espaço para meninas realizarem seus sonhos por meio do esporte.
“A jornada da Rayssa é uma inspiração para todas as meninas ao redor do mundo. Mostra que é possível ser criança e acreditar em contos de fadas, mas ao mesmo tempo ter coragem e adentrar em um espaço que antes não era considerado para meninas. A Nike quer incentivar o esporte e mostrar que todos podem praticá-lo, independentemente de gênero. O intuito do esporte é de unir as pessoas”, afirma Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Leia mais
O apelido “Fadinha do Skate” surgiu após um vídeo de Rayssa, com apenas 7 anos, viralizar na internet. Nele, a atleta aparecia realizando um heelflip (tradicional manobra de skate) fantasiada de fada. Mesmo com seu apelido, a skatista mostra que a verdadeira mágica não acontece como num conto de fadas, e reforça, por meio da campanha, que o esporte é uma importante ferramenta para transformar a sociedade.
“Eu fico muito feliz em incentivar outras meninas a iniciarem no esporte. O skate é um esporte feminino também, é um esporte para todos. Quero que outras meninas tenham a mesma oportunidade que eu, de ver suas vidas e seus sonhos sendo realizados por meio do esporte. Nós só precisamos acreditar na gente mesmo e em nosso potencial”, disse Rayssa Leal.