Chilena e holandesa são as primeiras atletas fora dos Jogos Olímpicos por Covid-19
Fernanda Aguirre, do taekwondo, e Candy Jacobs, do skate, testaram positivo para o novo coronavírusA chilena Fernanda Aguirre e a holandesa Candy Jacobs testaram positivo para Covid-19 em Tóquio e são as duas primeiras atletas a deixarem a disputa dos Jogos Olímpicos por causa da infecção do novo coronavírus.
Fernanda disputaria o torneio de taekwondo, e Candy, o de skate. "Aguirre está assintomática e com boa saúde, mas infelizmente não poderá competir neste evento porque as autoridades sanitárias japonesas impõem uma quarentena de pelo menos dez dias nesses casos", afirmou o Comitê Olímpico do Chile em um comunicado oficial, ressaltando que a informação foi divulgada com autorização da atleta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Estou arrasada. Tenho muita dor, muita angústia”, disse Fernanda, que havia viajado do Uzbequistão, onde treinou com sua comissão técnica, para Tóquio, onde fez o teste, logo na chegada à capital nipônica, que deu positivo para Covid-19.
Fernanda foi transferida do aeroporto de Tóquio para uma residência médica, onde ficará em quarentena com seu treinador, José Zapata. Apesar de os seus exames terem dado negativo para Covid-19, Zapata deve realizar um confinamento preventivo.
Candy Jacobs, por sua vez, disse que ficou decepcionada com a notícia do teste positivo. "Minha aventura olímpica acabou aqui. Sinto-me bem e fiz todo o possível para evitar isso. Tomei todos os cuidados (...) vou precisar de um tempinho para digerir essa decepção. Agora, rumo a Paris 2024", escreveu a skatista holandesa.
Desde o dia 1º de julho, segundo balanço atualizado nesta quarta-feira, 79 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus entre as mais de 20 mil pessoas controladas (atletas, treinadores, jornalistas, etc.). Entre os 79 casos, oito são atletas, e cinco deles estão na Vila Olímpica.