Conheça Charles do Bronx, o mais novo campeão brasileiro do UFC

O lutador de 31 anos nocauteou o estadunidense Michael Chandler no último sábado, 15, e conquistou o cinturão dos pesos-leves

O Brasil tem um novo campeão no UFC (Ultimate Fighting Championship), o maior evento de MMA da atualidade. No último sábado, 15, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, Charles "do Bronx" Oliveira, de 31 anos, nocauteou o estadunidense Michael Chandler aos 19 segundos do segundo round. Dessa forma, o paulista da cidade de Guarujá ganhou o cinturão de campeão dos pesos-leves (até 70,3 kg) do UFC.

Charles se tornou o terceiro brasileiro na contemporaneidade a ter um cinturão do evento de MMA, juntamente com Deiveson Figueiredo, do peso-mosca (até 56,7 kg), e Amanda Nunes, que acumula os títulos nas categorias peso-galo (até 61,2 kg) e peso-pena (65,7 kg). Assim, o Brasil é o país que mais tem cinturões no momento, com quatro. Estados Unidos e Nigéria, cada um com dois, são os segundos colocados neste quesito. Vale ressaltar que existem 12 categorias por peso no UFC, oito masculinas e quatro femininas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Do Bronx também foi apenas o segundo brasileiro a conquistar o cinturão dos pesos-leves. Antes dele, somente Rafael dos Anjos, em 2015, tinha conseguido este feito. O título desta categoria estava vacante desde 19 de março de 2021, quando o detentor dele, Khabib Nurmagomedov, o abdicou ao se aposentar do esporte.

A carreira do lutador é marcada pela perseverança. Ele virou campeão do UFC quase 11 anos após sua estreia, em 1° de agosto de 2010, quando Charles venceu Darren Elkins. Do Bronx atuou em 28 lutas no período, o maior número de combates da história antes de um atleta conquistar um cinturão do UFC. O antigo recordista era Michael Bisping, que levou dez anos (2006-2016) e 26 lutas para ser campeão.

A persistência de Charles é anterior a sua carreira profissional. Quando ele tinha nove anos de idade, foi detectado um sopro no coração dele, além de um reumatismo. O tratamento só foi encerrado quando ele completou 18 anos, a mesma idade que ele estrou no UFC.

O apelido "do Bronx" remete à origem humilde do atleta que, apesar de não ter morado nesta comunidade do Guarujá, sempre a frequentou e a ajudou. Em contrapartida, na última semana, foi pintado pelo artista plástico Wilis Cavalcante um mural de 100 metros quadrados em homenagem a Charles na entrada do Guarujá, no Bronx.

Dentro do octógono, o campeão dos pesos-leve é notoriamente conhecido por ser um grande finalizador de combates, quando obriga-se o adversário a desistir após uma submissão. Do Bronx acumula 14 finalizações no UFC, o recorde do evento, três a mais que Demian Maia e quatro a mais que Royce Gracie.

O card dele no UFC é de 19 vitórias, oito derrotas e uma luta sem decisão. Na carreira em geral, somando todos os eventos, ele acumula 31 triunfos, oito reveses e um combate sem decisão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Charles do Bronx Charles Oliveira UFC MMA Quem é Charles do Bronx Nocaute Charles do Bronx

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar