Recorde absoluto: Tom Brady disputará o décimo Super Bowl na carreira
O quarterback de 43 anos levou o Tampa Bay Buccaneers ao título da NFC e enfrentará o Kansas City Chiefs na decisão da NFLMesmo aparentando estar no fim da carreira, Tom Brady, atualmente com 43 anos, não se cansa de bater recordes e ampliar marcas. Neste domingo, 24, o quarterback conduziu o Tampa Bay Buccaneers ao título da NFC (Conferência Nacional), após vitória por 31 a 26 sobre o Green Bay Packers. Dessa forma, Brady disputará o Super Bowl pela décima vez na carreira, recorde absoluto da NFL. O oponente da decisão será o atual campeão Kansas City Chiefs da jovem estrela Patrick Mahomes, MVP da última final.
A décima aparição de Tom na decisão do título da NFL o coloca ainda mais distante do jogador com mais participações depois dele. O kicker Stephen Gostkowski, pelo New England Patriots, equipe que Brady atuou em nove Super Bowls, e o defensive tackle Mike Lodish, ex-Buffalo Bills e Denver Broncos, jogaram “somente” seis finais da NFL. Dentre os quarterbacks, o segundo melhor colocado neste ranking é John Elway, astro dos Broncos nos anos 1980 e 1990, com cinco participações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Caso vença os Chiefs na decisão, marcada para o dia 7 de fevereiro, às 20h30min (horário de Brasília), no Raymond James Stadium, em Tampa, casa dos Bucs (primeira equipe a jogar o Super Bowl em casa), Brady chegará a sete títulos da NFL e se isolaria nessa estatística, levando em consideração as eras pré e pós-Super Bowl, que teve a primeira edição em 1967. “Brady Boy” já é o líder isolado em número de anéis de Super Bowl entre jogadores, um a mais que o defensive end Charles Haley, que possui cinco, conquistados quando ele atuou pelo Dallas Cowboys e pelo San Francisco 49ers, entre os anos 1980 e 1990.
Nas decisões anteriores, todas com os Patriots, Brady venceu nos anos de 2002, 2004, 2005, 2015, 2017 e 2019. Ele foi derrotado em apenas três oportunidades, duas vezes para o New York Giants de Eli Manning, em 2008 e em 2012, e uma vez para o Philadelphia Eagles, na ocasião liderado por Nick Foles, em 2018. Nessas disputas, Tom soma quatro troféus de MVP da final.
Além dos feitos individuais para “TB12”, conquistar o título por Tampa Bay representaria uma clara mudança de mentalidade de uma equipe, fundada em 1976 e que só havia participado uma vez do Super Bowl, na temporada 2002-2003 (os Bucs foram campeões após vencer o Oakland Raiders na decisão por 48 a 21). Brady, em sua primeira temporada distante de New England, estaria se provando decisivo fora de um sistema consolidado durante anos por Bill Belichick, um dos maiores treinadores da história da NFL.