Conheça o brasileiro que viralizou ao ajudar corredor na reta final da Maratona de Boston

Conheça o brasileiro que viralizou ao ajudar corredor na reta final da Maratona de Boston

O brasileiro Pedro Arieta virou destaque mundial ao ajudar um competidor que passou mal perto da linha de chegada a completar a Maratona de Boston. Entenda

O brasileiro Pedro Arieta chamou atenção no mundo, sendo retratado pela imprensa internacional como um exemplo do "verdadeiro espírito esportivo" por sua atitude na tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos (EUA). O atleta, a poucos metros da linha de chegada, decidiu parar e "carregar" um competidor que caiu no chão antes de finalizar a prova. 

Na última segunda-feira, 21, quando estava a cerca de 200 metros de finalizar a prova, Pedro Arieta avistou o americano Shawn Goodwin, que segundo ele, “mal conseguia ficar em pé”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A continuação dessa história foi a cena que comoveu o mundo: Shawn não estava mais conseguindo correr e lutava para tentar ficar de pé enquanto era ultrapassado por outros atletas até que Pedro surge e começa imediatamente a auxiliar o homem. 

Aos 34 anos, essa foi a primeira vez que Pedro participou da prova. Frente ao gesto de humanidade, uma legião de pessoas que acompanhavam a corrida, vibraram impressionadas com a atitude bondosa do brasileiro em ajudar o concorrente a terminar a competição.

A expectativa de Pedro era finalizar a prova com menos de 2h40min, mas com o ocorrido a meta estipulada não foi cumprida. O atleta abriu mão do seu tempo de prova ao avistar Shawn caído no chão.

“Era impossível passar correndo ao lado de alguém que precisava de ajuda para atingir a tão sonhada linha de chegada e não o ajudar a completar a Maratona de Boston”, afirmou o brasileiro em suas redes sociais. 

A atitude de Pedro também foi elogiada pela esposa que estava na maratona junto ao marido. Em suas redes sociais, Luiza Cravo, que também é maratonista, escreveu: “É o que eu falei, gente, esporte é ISSO! Essa é a essência. A performance pode esperar”.

"Meu digníssimo marido é muito pilhado e muito competitivo, mas ele sabe perfeitamente bem o que é PRIORIDADE. É isso, tô orgulhosa, mas nenhum pouco surpresa", detalhou Luiza ao mencionar que o marido não sabia que estava sendo filmado. 

Luiza comenta que Pedro viveu uma rotina intensa de preparativos para a prova, "eu nunca o vi tão dedicado", frisou ao mencionar sobre o sonho do marido de finaliza a prova com menos de 2 horas e 40 minutos.

No fim, o brasileiro que mora em Niterói, no Rio de Janeiro, finalizou a prova de 42 km em 2 horas, 41minutos e 29 segundos, sendo esse seu novo recorde pessoal. Em um dos relatos após a prova, Pedro menciona que a maratona o surpreendeu de "inúmeras formas".

"O esporte é muito mais coletivo do que imaginamos. Nunca havia feito uma prova com tanto apoio como essa. Eram inúmeras crianças na rua, incrivelmente felizes quando batíamos high five. Eram várias famílias nas portas de casa entregando comes e bebes. Eram milhares e milhares de pessoas gritando para a gente durante todo o percurso", destaca Pedro. 

Corredor brasileiro viraliza nas redes sociais ao parar Maratona de Boston para ajudar atleta

Após os vídeos viralizarem nas redes sociais, Pedro compartilhou um conjunto de fotos ao lado do americano Shawn Goodwin. 

Nas fotos, ele e Shawn, a quem chama de "meu novo amigo", aparecem cruzando a linha de chegada. Sorrindo e de mãos dadas, ambos celebram a conquista de completar os 42 km de corrida. "Fotos sensacionais da linha de chegada! Inesquecível", afirma Pedro.

Pedro e Luiza são pais de João, de três anos, e costumam compartilhar a rotina de exercícios nas redes sociais, onde não faltam relatos de amigos, conhecidos, desconhecidos e até colegas de trabalho elogiando a personalidade gentil e bondosa de Pedro. 

A repercussão do caso foi tamanha que o casal já protagonizou uma ação de marketing para a marca Asics no Brasil. A empresa é conhecida por seus produtos de calçados, roupas e acessórios esportivos, com foco em tênis de corrida e treino.

Maratona de Boston

A competição faz parte dos mais importantes eventos de corrida de rua do mundo. O teste tem 42.195 quilômetros de extensão e acontece nos Estados Unidos tradicionalmente na terceira segunda-feira de abril, em homenagem ao Dia do Patriota.

Na edição de 2025, o queniano John Korir vendeu a prova masculina, com tempo médio de 2h04min. Na categoria feminina, o prêmio foi para a também queniana, Sharon Lokedi, que concluiu a prova com 2h17min.

Outros eventos semelhantes ocorrem em outras cidades ao redor do mundo. Berlim, Chicago, Londres, Nova York, Sydney e Tóquio já sediaram competições no estilo da Maratona de Boston.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar