Fortaleza BC recebe o Brasília Basquete nesta sexta-feira, 7, no Centro de Formação Olímpica
Flávio Espiga afirmou que a equipe terá grades desafios pela frente, e ressaltou a qualidade do adversário
17:03 | Fev. 06, 2025
O Fortaleza Basquete Cearense/ CFO, volta às quadras nesta sexta-feira, 7, às 19h30, em confronto contra o Brasília Basquete, no Centro de Formação Olímpica (CFO). O jogo será válido pela 23ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB).
O técnico Flávio Espiga afirmou que a equipe terá grades desafios pela frente, e ressaltou a qualidade do próximo adversário e o bom campeonato que eles vem fazendo — o Brasília ocupa a 3ª colocação geral na temporada atual.
"A gente está se preparando, teve esse tempinho de Copa Super 8, para poder dar uma atenção na parte física, na parte tática e técnica e se apresentar da melhor maneira possível", disse Espiga ao O POVO.
A NBB teve momento de "inter temporada" para realização da Copa Super 8, competição onde jogam os 8 primeiros colocados na tabela do campeonato nacional. O Carcalaion não jogou a copa por está ocupado atualmente a 16ª posição na tabela.
Após uma boa temporada 2023/2024, a equipe cearense não conseguiu repetir a boa fase na temporada atual, onde conquistou apenas quatro vitórias em 17 jogos do primeiro turno do brasileiro.
No ano de 2025, o Fortaleza vêm tendo bons resultados, focando, principalmente, em atuações coletivas para tentar se recuperar na tabela. Esse ano o time conquistou duas vitórias em três jogos.
O comandante pediu contribuição do torcedor para conquistar a vitória nesta sexta-feira, 7: "a gente conta muito com o torcedor tricolor, é ai que a gente mostra a força, quando a gente está subindo, querendo aquele apoio a mais", concluiu.
Confira os próximos jogos do Carcalaion no NBB:
Fortaleza BC x Brasília - 07/02 (sexta-feira) - 19h30 - Arena CFO (23ª rodada)
Flamengo x Fortaleza BC - 13/02 (quinta-feira) - 20h - Maracanãzinho (24ª rodada)
Fortaleza BC x Minas - 28/02 (sexta-feira) - 19h30 - Arena CFO (25ª rodada)
Quantos pontos devem garantir a classificação?
Baseado nas últimas duas temporadas, o time cearense precisa conquistar pelo menos mais 13 pontos, nos próximos 12 jogos, para atingir 43 pontos e entrar na zona de classificação para as oitavas da competição. A projeção foi feita com base na pontuação do 16º colocado em 22/23 e 23/24.
Na temporada passada, o União Corinthians fechou a fase de classificação com 46 pontos, avançando para os playoffs. Já em 22/23, o Brasília Basquete atingiu 39 para ocupar a 16º posição — o que não foi suficiente para garantir vaga, uma vez que se classificavam apenas os 12 primeiros naquele ano.
No NBB, uma vitória garante dois pontos, enquanto a derrota dá um. Assim, para conquistar 46 pontos como o União Corinthians, o time precisaria de 19 pontos, o que significaria vencer metade das partidas até o final da temporada.