Djokovic derrota Alcaraz de virada e avança à semifinal do Aberto da Austrália

Em busca de seu primeiro Grand Slam na temporada, o sérvio enfrentará o alemão Alexander Zverev na semifinal

11:50 | Jan. 21, 2025

Por: Lara Santos
Serbia's Novak Djokovic celebrates victory over Spain's Carlos Alcaraz after their men's singles quarterfinal match on day ten of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 22, 2025. (foto: MARTIN KEEP)

Em um intenso confronto de 3h36min, Novak Djokovic (3º no ranking ATP) venceu o espanhol Carlos Alcaraz (7º colocado) por 3 sets a 1 (com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4), na manhã desta terça-feira, 21, e avançou à semifinal do Aberto da Austrália. Com o resultado, Djokovic aumentou a vantagem de vitórias contra Alcaraz, sendo cinco triunfos em oito jogos. 

Novamente provando a excelente forma física, no auge de seus 37 anos, o sérvio resistiu a uma boa performance de Alcaraz, que saiu na frente ao assumir o controle do primeiro set. O espanhol chegou a fazer 13 winners, contra três de Djokovic. 

Após deixar a quadra da Rod Laver Arena para receber atendimento médico, Djokovic retornou com dificuldades, mas iniciou melhor no segundo set e conseguiu uma quebra para sair vencendo por 3/0 no segundo set. Alcaraz, porém, acompanhou o ritmo do adversário e conseguiu empatar ao salvar dois break-points. 

A partir do terceiro set, entretanto, Djokovic adotou uma postura mais agressiva, mas continuou sendo ameaçado com os break-points de Alcaraz. O experiente tenista sérvio contou ainda com o caloroso apoio do público para resistir à pressão. 

Na semifinal, o decacampeão enfrentará o alemão Alexander Zverev (1º no ranking), que superou o norte-americano Tommy Paul por 3 sets a 1, na madrugada desta terça, 21. Nos histórico do confronto entre os tenistas, Djokovic também leva a melhor ao contabilizar oito vitórias em doze jogos.