Fenômeno brasileiro, João Fonseca ultrapassa Guga e Bia Haddad em número de seguidores
Jovem tenista também obtém destaque nas pesquisas do Google, superando buscas por nomes como Rebeca Andrade
17:41 | Jan. 17, 2025
O "fenômeno" João Fonseca ultrapassa as quadras e chega as redes sociais. O jovem tenista entrou no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de sua carreira, com 300 mil seguidores no Instagram e após a eliminação no torneio contava com 687 mil.
Como comparação, Guga e Bia Haddad, maiores tenistas brasileiros da história do circuito profissional, possuem 623 mil e 459 mil seguidores, respectivamente.
Fonseca também figurou entre os esportistas brasileiros mais pesquisados no Google. O carioca superou Vinicius Júnior, atual melhor jogador de futebol do mundo e a medalhista olímpica Rebeca Andrade.
Leia mais
No X, antigo Twitter, o tenista foi mais procurado que Neymar e Rayssa Leal, além de figurar acima do reality show Big Brother Brasil nos trending topics.
O brasileiro já era destaque nas competições menores do circuito e ganhou grande destaque ao eliminar Andrey Rublev, top 10 do mundo, na primeira rodada do Australian Open.
No perfil oficial da competição, o vídeo "reels" do duelo entre o russo e o brasileiro já passa de sete milhões de visualizações.
Como comparação, os vídeos com nomes mais consolidados na competição, como o sérvio Novak Djokovic, tem em média pouco mais de 300 mil visualizações.
Os perfis oficiais de Roland Garros, próximo Grand Slam e torneio onde o brasileiro Guga foi tricampeão, e da Tennis TV também celebraram as boas atuações do jogador.
"Só uma questão de tempo" disse o perfil do Aberto da França.
"Ele vai voltar! João Fonseca se curva para uma ovação de pé", afirmou o perfil da televisão.
O brasileiro foi eliminado nessa quinta-feira, 16, para Lorenzo Sonego, italiano e tenista número 55 do mundo. A partida foi definida em cinco sets.
Na entrevista pós-jogo, Fonseca falou sobre inexperiência e sobre a primeira vez de jogar um jogo com essa quantidade de sets.
"Hoje teve um pouquinho mais de expectativa da minha parte, nervosismo bateu, dei meu melhor, primeira vez jogando cinco sets".
O jogador também agradeceu o carinho da torcida em um "passo" que o mesmo considera importante para sua carreira.
"Não só essa semana, mas em todos os jogos da minha carreira, pessoal que está no Brasil torcendo por mim. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e com todas as oportunidades que estão vindo", afirmou.
Antes do Aberto da Austrália, João Fonseca se sagrou campeão do Challenger de Camberra, um torneio de nível menor que os ATP's que compõe o circuito profissional.
No ano passado, o carioca foi campeão do Torneio Next Gen Finals, na Arábia Saudita. A Competição reúne os oito melhores tenistas do mundo com até 20 anos e Fonseca naquela ocasião era o pior ranqueado.