Fortaleza deve manter time de futsal em 2025 e busca novo patrocinador
O principal empecilho para a continuidade do projeto era justamente a falta de um patrocinador. A expectativa agora é que um parceiro chegue para apoiar o timeAtual campeão brasileiro de futsal, o Fortaleza deve manter o projeto modalidade em 2025. Apesar do sucesso na última temporada, o futuro da equipe chegou a ser incerto devido à falta de patrocínios.
No entanto, a repercussão negativa entre os torcedores após o Esportes O POVO divulgar a informação na última sexta-feira, 10, levou o clube a reconsiderar e a tendência é que o Tricolor mantenha seu time das quadras. O retorno do clube à modalidade aconteceu em 2024, após dois anos de paralisação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na época, o presidente do Leão era Alex Santiago, que foi o principal responsável por esse retorno. Contudo, no mês passado, o dirigente deixou a presidência e assumiu a diretoria de futebol da SAF.
A presidência da associação agora é comandada por Rolim Machado, eleito para o triênio 2025-2027. Em entrevista ao Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, no último dia 26 de dezembro, o dirigente comentou sobre o futsal e o investimento necessário para fortalecer a modalidade.
"Foi uma grande sacada do Alex. Ele mostrou ao Brasil que o futsal cearense ainda é vitorioso. Além disso, ele estruturou o projeto e hoje a camisa do Fortaleza tem valor no mercado", declarou à época.
"A gente espera que os empresários cheguem ao Fortaleza e queiram colocar suas marcas. O investimento foi grande, queríamos provar nossa capacidade. Agora é hora de outras empresas se unirem ao projeto. O futsal seguirá em frente se houver investidores", completou o mandatário.
Investimento na equipe
O principal empecilho para a continuidade do projeto era justamente a falta de um patrocinador. A expectativa agora é que um novo parceiro chegue para apoiar o time — no ano passado, o patrocinador master do time de futsal era a Santana Textiles. Contudo, o investimento na modalidade pode sofrer uma redução em relação ao ano anterior.
Em 2024, o Tricolor do Pici investiu, no total, R$ 1,1 milhão na categoria, pela projeção orçamentária. Este aporte foi fundamental para a contratação de jogadores de destaque, como Rômulo, Valdin, Bruno Lambão e Jé.
Dentro de quadra, os resultados apareceram. A equipe disputou cinco finais e conquistou três títulos: Copa do Estado, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro.
Entretanto, para esta temporada, a diminuição deve ser significativa. De acordo com o orçamento divulgado pelo clube, o valor destinado aos esportes olímpicos será de R$ 240 mil. Não há item específico para futsal, o que pode ser atualizado a partir de uma definição sobre a continuidade do projeto.
Papel de Falcão
Considerado o maior jogador de todos os tempos do futsal, Falcão pode ter sido uma peça decisiva para a continuidade do projeto. Em um comentário numa postagem que abordava o tema, o ex-camisa 12 da seleção brasileira revelou ter conversado com o CEO da SAF do Leão, Marcelo Paz.
"Conversei com o presidente Marcelo Paz hoje, e [o projeto] não vai acabar", afirmou Falcão. Uma das respostas ao comentário foi de Valdin, atleta do Fortaleza: "Obrigado, meu amigo. Sua conversa foi fundamental para manter vivo esse projeto, meu ídolo".
Vale destacar que, em entrevista ao programa Frias do Sérgio, no sábado, dia 12, Marcelo Paz declarou que o tema não estava sob responsabilidade da SAF, mas sim da associação.
"Essa pergunta é difícil de responder. Existe uma separação. A SAF do Fortaleza cuida do futebol masculino, feminino e das categorias de base. O futsal está sob responsabilidade da associação. Quem tem esse direcionamento maior é o Rolim. (...) O futsal não faz parte da SAF. Por estatuto, não pode", explicou o dirigente.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente