João Fonseca fura quali e vai jogar primeiro Grand Slam na Austrália

Prodígio brasileiro não dá chances para o argentino Thiago Tirante, vence a 13ª partida consecutiva e se classifica para a chave principal do Aberto da Austrália

Aos 18 anos e vindo de dois títulos consecutivos, o tenista carioca João Fonseca irá jogar, pela primeira vez na curta carreira, um Grand Slam. Trata-se do Aberto da Austrália, torneio para o qual o brasileiro se classificou após furar o qualificatório, em Melbourne.

Atual 113º do mundo, o jovem tenista precisou vencer três rivais mais experientes para chegar à chave principal na Austrália. Depois de derrubar o argentino Federico Agustin Gomez (2 a 0, 6-4/6-0) e o honconguês Coleman Wong (2 a 0, 6-2/6-0), o brasileiro agora derrotou o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0, parciais 6-4, 6-1.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A vitória foi a 13ª consecutiva do brasileiro, que vem de título no Next Gen Finals — torneio que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos — e do Challenger de Camberra.

No qualifying do Australian Open, o prodígio conquistou um feito raro, inclusive, igualando algo que apenas o francês Frances Tiafoe (10º melhor do ranking da ATP) e o italiano Jannik Sinner (líder do ranking) conseguiram nos últimos 20 anos. O brasileiro venceu dois rivais com "pneus"— quando um tenista derrota o outro com um 6 a 0 em um set.

Contra Tirante, atual 115 do mundo, Fonseca mais uma vez mostrou domínio completo no saque. No primeiro set inteiro, o argentino só conseguiu marcar dois pontos como recebedor. Já o brasileiro teve nove chances de quebra e, no 11º game contou com a sorte para converter o break: a fita ajudou na hora decisiva.

No segundo set, Fonseca já abriu com uma quebra, pressionando o saque do argentino. No quarto game pela primeira vez na partida, Tirante conseguiu ameaçar o serviço do brasileiro, mas três aces garantiram a vantagem do carioca. No game seguinte, o prodígio não deixou passar a chance, quebrou o  saque do rival argentino e abriu 4 a 1.

Pressionado, Tirante foi pro tudo ou nada e esboçou reação no sexto game, mas, novamente, Fonseca conseguiu se proteger e salvou dois break points antes de converter o saque. Cansado e sem respostas ao peso da bola do brasileiro, o argentino viu o garoto de 18 anos vencer por 6 a 1, ganhando vaga no Aberto da Austrália.

Na primeira rodada da chave principal, Fonseca enfrentará o russo Andrey Rublev, atual número 9 do ranking ATP. Apesar de ser um confronto difícil para o brasileiro, os atletas chegam para o duelo em fases distintas. Enquanto o jovem brasileiro vem de 13 vitórias consecutivas e dois títulos conquistados, o russo amarga uma sequência de cinco reveses. Caso avance sobre Rublev, João Fonseca enfrenta o vencedor do duelo entre o suíço Stan Wawrinka e o italiano Lorenzo Sonego.

Brasileiros no Aberto da Austrália

Além de João Fonseca, a chave principal masculina terá Thiago Wild (76º do ranking da ATP) e Thiago Monteiro (106 do ranking), que também furou o quali nesta madrugada ao vencer pela primeira vez o belga Kimmer Coppejans (361 do mundo).

No simples feminino, Bia Haddad (16 do mundo) será a única representante brasileira na competição.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar