Fisiculturismo no Ceará: conheça atletas que são destaques no esporte

O fisiculturismo cresce no Ceará, com destaque para atletas em competições como o Campeonato Cearense que revela talentos rumo ao cenário nacional

O fisiculturismo tem se tornado um esporte em ascensão mundial nos últimos anos. Com atletas acumulando milhões de seguidores, o que antes sofria preconceito por conta de corpos considerados exorbitantes, hoje virou motivo de admiração.

Fisiculturismo em 2024: CONFIRA retrospectiva do esporte no ano

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nomes como Arnold Schwarzenegger e Ronnie Coleman foram precursores da primeira popularidade da categoria nos anos 80 e 90. Mais recentemente, CBum rivalizou com o brasileiro Ramon Dino. A dupla é destaque no fisiculturismo nos últimos anos, especialmente quando competiam entre si no Mr. Olympia.

No Ceará, assim como em todo o Brasil, cada vez mais adeptos têm se interessado pelo esporte. A entrada no fisiculturismo pode se dar por referências em atletas em destaque, curiosidade ou até mesmo como fuga de doenças psicológicas.

Fisiculturismo no Ceará: Campeonato Cearense de Musculação e Fitness

A principal competição de fisiculturismo do estado, o Campeonato Cearense de Musculação e Fitness, serve como classificatória para o Campeonato Brasileiro em diversas categorias.

Gerido pela Federação Cearense de Culturismo, Musculação e Fitness, a competição em 2024 chegou à sua 47ª edição. O POVO entrou em contato com o atual presidente da federação, Mario Gino Pinheiro. Ele falou sobre a importância da competição, que, segundo ele, é a principal do estado.

Apesar de engajar o público, o presidente informou que, mesmo com a federação completando 41 anos em 2025, atualmente a organização dos torneios é feita de forma completamente privada. Ou seja, nenhum órgão do governo municipal ou estadual auxilia de qualquer forma durante as competições.

Fisiculturismo em 2025: VEJA calendário dos principais campeonatos

Confira quem foram os atletas que conquistaram títulos no 47° Campeonato Cearense de Fisiculturismo e Fitness, realizado em 2024:

  • Categoria Bodybuilder - Daniel Maia
  • Categoria Clássico - Pedro Brandão
  • Categoria Mens Physique - Rael Gomes
  • Categoria Mens Muscular - Victor Mariano
  • Categoria Culturismo Feminino - Ana Vanessa
  • Categoria Body Fitness - Tayonara de Souza
  • Categoria Wellness - Dayane Alves
  • Categoria Bikini - Rafaele Kessia

Fisiculturismo no Ceará: atletas em destaque

Daniel Maia

Competidor na categoria Bodybuilder, Daniel Maia começou como estreante pela federação cearense no campeonato de estreantes no ano de 2018. Com sete anos no esporte, ele diz que sua entrada no fisiculturismo foi para “fugir da depressão”.

“Eu encontrei no esporte uma ajuda para me recuperar de um início de depressão. O fisiculturismo me foi apresentado por amigos da academia, e fui encorajado por alguns atletas que frequentavam essa academia”, contou o atleta.

Na sua visão, o crescimento do fisiculturismo é impulsionado principalmente pelas redes sociais. “O esporte vem crescendo de fato, pela disseminação nas redes sociais. Há muito mais adeptos hoje do que quando comecei, embora ainda haja preconceitos. Mas enxergo um bom cenário de aceitação”, explicou.

Além de carregar o posto de atual bicampeão de uma das principais categorias do fisiculturismo cearense, Daniel também coleciona diversos troféus como cearense absoluto pela WBBF, pela National Physique Committee (NPC) e títulos no Norte e Nordeste pela IFBB.

Ao todo, ele diz ter nove títulos overall na carreira e mais de 20 troféus, sendo a maioria de primeiro lugar.

Dayane Alves

Competidora da categoria Wellness, Dayane Alves é natural de Fortaleza e, assim como Daniel Maia, começou a competir em 2018. Sua estreia foi na categoria Bikini. Após uma pausa, voltou aos palcos em 2023, já na Wellness, sendo campeã cearense em 2024.

Com o título, conseguiu vaga para competir na ascensão dos principais campeonatos amadores, como o Arnold Classic e o Olympia. Ambos servem como requisito para um atleta que deseja obter o Pro Card (transição do amador para o profissional).

Segundo Dayane, obter o Pro Card é sua principal meta para 2025. Com sete anos de idas e vindas no fisiculturismo, suas principais conquistas incluem um segundo e um terceiro lugar entre 2018 e 2019. No retorno, vieram três primeiros lugares e um título overall (concedido ao melhor atleta do campeonato).

Praga Pro: Cbum perde pela 1ª vez em 6 anos e anuncia aposentadoria; SAIBA MAIS

Rafaele Kessia

Atleta da categoria Bikini, que enfatiza um físico mais suave e atlético, Rafaele Kessia é a atual campeã do Campeonato Cearense. Natural de Fortaleza, começou a competir em 2023 e já se tornou campeã no ano seguinte.

Competidora, já era adepta de diversos esportes, mas, após sua entrada na musculação, encontrou no fisiculturismo sua principal e vitoriosa trajetória. Ela relata que, após sua estreia, na qual conquistou uma segunda colocação, “sabia que era isso que eu queria seguir adiante”.

Ainda no ano de estreia, foi considerada a melhor atleta estreante do ano pela WBBF. Ao todo, competiu em seis torneios e, segundo ela, conquistou diversos títulos overall. Durante um desses campeonatos, foi campeã sul-americana amadora, em evento realizado no Ginásio Paulo Sarasate.

Pedro Brandão

Pedro Brandão é o atual campeão cearense na categoria mais popular entre os brasileiros, a Classic Physique, que ganhou destaque graças a Ramon Dino e CBum. Competidor há pelo menos um ano e meio, estreou no Campeonato Armageddon.

Na competição, obteve o segundo lugar entre os bodybuilders estreantes e o quarto lugar na categoria geral, na qual competiram atletas com até 75 kg.

Estreando no Campeonato Cearense em agosto de 2024, Pedro sagrou-se campeão nas categorias Men’s Physique (até 1,70m) e Open Bodybuilder. Para 2025, ele pretende disputar novamente o Armageddon e o Muscle Contest.

Quando questionado sobre a popularização do esporte, Pedro respondeu: “Devido à grande mídia e aos patrocinadores investindo em atletas profissionais, influenciadores e blogueiros patrocinados por marcas de suplemento, a estética promovida pela academia está se tornando mais popular em todo o mundo.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar