São Silvestre: conheça história do santo que dá o nome à corrida de SP

A São Silvestre, maior corrida de rua do Brasil, ocorre anualmente em 31 de dezembro, unindo milhares de atletas em um percurso de 15 km em São Paulo

Uma das principais corridas de longa distância, a São Silvestre acontece anualmente no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo. O nome da corrida é uma homenagem a São Silvestre, já que ela ocorre no dia em que a Igreja celebra a festa desse santo.

ASICS é a nova patrocinadora da Corrida Internacional de São Silvestre; SAIBA MAIS

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Criada em 1924, a corrida completará 100 anos em 2024. Certamente, será uma das edições mais especiais do evento. Seu criador foi o jornalista Cásper Líbero, que teve como inspiração uma corrida anual realizada na França.

A 99ª edição da corrida ocorrerá no dia 31 de dezembro de 2024, uma terça-feira. Espera-se cerca de 37,5 mil corredores, competindo na prova de rua mais tradicional do Brasil, no centro de São Paulo. O percurso de 15 km começa e termina na Avenida Paulista, a via mais famosa da cidade.

São Silvestre: quem foi o santo?

Silvestre viveu na virada dos séculos III e IV. Ele nasceu em Roma, em uma família cristã. Durante a perseguição aos cristãos, São Silvestre acolheu em sua casa o bispo Timóteo, que, apesar das repressões, continuou sua missão de espalhar o cristianismo.

Por isso, Silvestre foi preso e torturado para que renunciasse à sua fé. No entanto, o futuro papa resistiu a todos os abusos. A perseguição terminou após a morte do governante, e todos os cristãos presos foram libertos.

Além disso, foi Silvestre quem convenceu o imperador Constantino a aceitar o cristianismo e receber o batismo. Quando completou 30 anos, ele se tornou padre e, 15 anos depois, foi eleito bispo de Roma. O Papa Silvestre governou a Igreja por mais de 20 anos.

São Silvestre: realizações e data de comemoração

Durante o pontificado do Papa Silvestre I, várias igrejas magníficas foram construídas em Roma, como a Arquibasílica de São João de Latrão, a Basílica de Santa Cruz e a antiga Basílica de São Pedro. Nesse período, também foi formulado o Credo Niceno, recitado por fiéis de diversas denominações cristãs no mundo.

Corrida de São Silvestre entra em sua fase centenária com novidades; CONFIRA

Os cristãos ocidentais celebram o Dia de São Silvestre em 31 de dezembro, uma data que, com a adoção do calendário gregoriano, passou a coincidir com a véspera de Ano-Novo. Para essas denominações, o dia de São Silvestre é o sétimo dia do Natal.

Já as igrejas orientais comemoram o dia de São Silvestre em outra data, no dia 2 de janeiro.

São Silvestre: como surgiu a corrida?

A Corrida de São Silvestre foi fundada em 1925 por Cásper Líbero, seu idealizador. De 1925 a 1944, a competição evoluiu de um evento regional para uma corrida de nível nacional. Em 1945, ocorreu a primeira edição internacional, com a participação de atletas do Uruguai, Argentina e Paraguai.

O Brasil venceu as duas primeiras edições internacionais. Contudo, a partir de 1947, com a vitória do uruguaio Oscar Moreira, os atletas estrangeiros dominaram a prova por 34 anos, até a vitória de José João da Silva, em 1980.

Em 1975, a organização decidiu incluir mulheres na competição. A primeira campeã foi a alemã Christa Vahlensieck, que também venceu em 1976.

Nos primeiros anos, homens e mulheres corriam juntos, mas tinham classificações separadas. Hoje, os horários de largada são diferentes para os dois grupos.

Em termos de recordes, Paul Tergat, do Quênia, é o maior vencedor entre os homens, com cinco títulos. Entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota é a maior campeã, com seis vitórias.

São Silvestre: qual é a relação do santo com a corrida?

A ligação do nome do santo com a corrida está restrita às datas comemorativas. Cásper Líbero se inspirou em uma prova realizada na França, que também acontecia no dia 31 de dezembro. No Brasil, a coincidência do evento ocorrer no mesmo dia da celebração de São Silvestre deu origem ao nome da corrida.

Portanto, a associação é apenas simbólica, e o santo não tem nenhuma relação direta com o esporte.

São Silvestre: fantasias e curiosidades

Um aspecto marcante das últimas edições da corrida tem sido o uso de fantasias por parte dos corredores. Personagens como Mulher-Maravilha, Avatar, Superman, It e muitos outros já foram representados durante a prova, e a expectativa é que essa tradição continue em 2024.

A São Silvestre atrai participantes de todas as regiões do Brasil e de diversos países. Apesar disso, os atletas brasileiros não são os principais favoritos à vitória, já que a corrida costuma ser dominada por competidores do Quênia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar