Mundial de Vôlei Feminino 2024: quem são os campeões na disputa?

Competição vai até o dia 22 de dezembro e tem dois times brasileiros. Veja quem são os campeões na disputa

O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2024 acontece entre os dias 16 e 22 de dezembro, na cidade de Hangzhou, na China. Dos oito clubes na disputa, cinco são campeões continentais. O Brasil é representado pelo Minas e pelo Praia Clube, respectivamente, o campeão e o vice do Campeonato Sul-Americano.

Veja os campeões de cada continente, que disputam o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mundial de Vôlei Feminino: como é a competição?

Participam do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino os times campeões e vice-campeões dos torneios continentais da América do Sul, Europa e Ásia; o campeão do Campeonato Africano; e o país-sede da respectiva edição.

As oito equipes são divididas em dois grupos para disputar a primeira fase. Os dois melhores times depois de três rodadas avançam para as semifinais e final.

O maior campeão é o VakfBank, da Turquia, com quatro títulos, seguido do compatriota Eczacba, com três. O Conegliano, da Itália, possui dois títulos.

LEIA MAIS: Bárbara e Carol anunciam fim da parceria no vôlei de praia após 3 anos

Mundial de Vôlei Feminino 2024: quem são os campeões na disputa?

Campeão Sul-americano: Minas (BRA)

O Minas é um dos times mais tradicionais do vôlei no Brasil. É heptacampeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes e foi o segundo melhor time do mundo em 1992 e em 2018.

O time brasileiro perdeu na estreia do Mundial de Vôlei por 3 sets a 0 contra o Vero Volley Milano. A equipe se recuperou na segunda partida e venceu o Zamalek também por 3 sets a 0. 

Vice-campeão Sul-americano: Praia Clube (BRA)

A equipe brasileira perdeu na estreia do Mundial de Vôlei por três sets a zero contra o Conegliano. A equipe se recuperou na segunda partida e venceu o Praia Clube também por 3 sets a 0. Nesta quinta-feira, 19, marcou o mesmo placar contra o Ninh Binh. 

Campeão europeu: Conegliano (ITA)

Um dos times mais renomados da Europa, o Imoco Volley Conegliano, da Itália, foi campeão europeu em 2019 e 2022. Ganhou os dois primeiros jogos do Mundial 2024 contra o Praia Clube e o Ninh Binh.

Vice-campeão europeu: Milano (ITA)

Vero Volley Milano é natural da cidade de Monza, na Itália. Na estreia do Mundial 2024, venceu o Minas por três sets a zero. Na sequência também teve atuação impecável contra o Zamalek.

Campeão asiático: Red Rockets (JPN)

O time de voleibol feminino japonês com base em Kawasaki, Japão, ganhou o primeiro jogo do mundial de 2024 contra o Ninh Binh, mas perdeu o segundo contra o Praia Clube (BRA).

Entre os destaques do time está a brasileira Lorrayna Marys, que joga na posição de oposta.

Vice-campeão asiático: Ninh Bình (VIE)

Fundado em 2021 na província de mesmo nome no Vietnã, o Ninh Bình conquistou o vice-campeonato continental em 2024.

Na competição mundial, perdeu as três disputas da primeira fase, contra o Red Rockets, o Conegliano e o Praia Clube.

Campeão africano: Zamalek (EGY) 

O Zamalek SC é um clube de voleibol de Gizé, no Egito. É bicampeão do Campeonato africano de vôlei feminino. Na competição mundial, a equipe perdeu os três jogos da primeira fase, contra o Tianjin, o Minas e o Milano.

Time do país-sede: Tianjin (CHN)

Com um histórico de sucesso e conquistas, o time de Tianjin é conhecido por sua habilidade técnica, força e determinação em quadra. Ganhou os dois primeiros jogos do mundial deste ano, contra o Zamalek e Vero Volley Milano.

Mundial de Vôlei Feminino: onde assistir

As partidas do Mundial de Vôlei Feminino 2024 iniciaram no dia 17 de dezembro e estão sendo transmitidas pelo canal de televisão à cabo SporTV 2.

O streaming Volleyball World também transmite a competição, por meio de assinatura que custa a partir de R$ 20.

Mundial de Vôlei Feminino: quando será a final?

As semifinais do mundial de vôlei serão disputadas no próximo sábado, 21 de dezembro. A primeira partida acontecerá às 4 horas (horário de Brasília) e a segunda, às 8h30min.

A disputa pelo bronze será dia 22 de dezembro, às 4 horas, seguida da grande final às 8h30min.

  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar