Fisiculturismo em 2024: confira retrospectiva do esporte no ano

Lembre recordes de brasileiros, campeonatos, categorias e fisiculturistas de destaques deste ano. O POVO traz ainda as promessas para o ano seguinte

Fisiculturismo, bodybuilding em inglês, é um esporte que foca no desenvolvimento de um corpo musculoso e definido, com treinos de musculação e dieta. Em 2024, a modalidade passou por eventos marcantes, com grandes competições, reviravoltas e rivalidades acirradas.

LEIA MAIS | Bronze de fisiculturista: por que competidores pintam o corpo?

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O POVO reuniu uma retrospectiva dos principais eventos do esporte no ano de 2024. Veja:

Fisiculturismo em 2024: vencedores do Mr. Olympia

Tido por muitos como a “Copa do Mundo do Fisiculturismo”, o Mr. Olympia trouxe grandes surpresas na edição 2024. O nigeriano Samson Dauda venceu na categoria Open, superando os favoritos como Hadi Choopan e Derek Lunsford. (Saiba mais abaixo sobre essa vitória)

ENTENDA | Fisiculturismo e anabolizantes: médico explica riscos para saúde

O Brasil participou da competição com 48 atletas, sendo 29 homens e 19 mulheres. Contou com a participação de nomes de peso entre os favoritos ao título, como:

  • Ramon Dino na Classic Physique,
  • Francielle Mattos e Isa Nunes na Wellness,
  • Rafael Brandão na Open Bodybuilding e
  • Josué Fabiano na Wheelchair.

A Classic Physique foi mais uma vez dominada pelo canadense, agora aposentado, Chris Bumstead, que se consagrou hexacampeão, enquanto o brasileiro Ramon Dino teve uma apresentação frustrante e terminou em 4º lugar. A performance de Dino, criticada por falhas na simetria e excesso de suor, não o impediu de brigar por novos títulos no futuro.

VEJA | Fisiculturismo: conheça categorias, campeonatos e fisiculturistas

Fisiculturismo em 2024: astros de destaque durante o ano

Ascensão de Samson Dauda

Samson Dauda, natural da Nigéria, brilhou no Olympia 2024, após um longo período de tentativas sem sucesso. Vencedor da categoria Open, ele usou a orientação de sua esposa como treinadora para alcançar a vitória e, com isso, entrou para a história do fisiculturismo.

Após anos de tentativas, Dauda conquistou seu primeiro título, emocionando-se ao receber o prêmio em dólar de aproximadamente R$ 3,6 milhões.

Ramon Dino: de favorito a decepção

Ramon Dino, que era considerado o principal candidato ao título da Classic Physique, não conseguiu confirmar as expectativas. Sua performance no palco foi marcada por erros na definição muscular e falhas na estética.

Após a competição, Dino ficou fora das três principais colocações e perdeu a vaga direta para o Mr. Olympia 2025, o que o obrigou a se classificar novamente no Mr. Olympia Brasil, em outubro. Em São Paulo, o astro brasileiro se credenciou para a próxima edição do principal campeonato de fisiculturismo do mundo.

Ele superou outros 12 concorrentes na categoria Classic Physique e, ao ser anunciado como vencedor, se emocionou, desabou no palco e se ajoelhou. Foi o retorno do esportista ao Brasil desde 2021, no Muscle Contest Brasil, no qual conseguiu a classificação para o Mr. Olympia 2022.

Reviravolta de Bruno Santos

Bruno Santos, um dos destaques brasileiros na categoria Open, teve uma performance sólida no Mr. Olympia 2024, ficando em 13º lugar. Esse resultado foi importante, pois o posicionou entre os brasileiros mais bem classificados na história do evento.

Santos conquistou outras vitórias importantes neste ano, incluindo o Europa Pro e o Legion Pro, consolidando seu nome no cenário internacional.

Rivalidade e Amizade: CBum e Ramon Dino

A categoria Classic Physique no Mr Olympia 2024 foi marcada pela rivalidade entre Chris Bumstead e Ramon Dino. Embora ambos sejam rivais no palco, a relação entre os atletas é de respeito mútuo.

Recentemente, eles treinaram juntos em São Paulo, o que gerou grande repercussão nas redes sociais, com o vídeo alcançando mais de 2 milhões de visualizações. Veja o momento abaixo:

O retorno de Willian “Bitelo”

No powerlifting, Willian "Bitelo" também brilhou em 2024, quebrando o recorde mundial de levantamento terra com 341 kg, além de se sagrar campeão mundial. Com apenas 24 anos, Bitelo consolidou sua posição como uma das promessas do fisiculturismo no Brasil.

Em outubro, também conquistou o título de campeão Pan-Americano, consolidando sua posição no powerlifting internacional. Utilizando a força como principal ingrediente do desempenho de um atleta dentro uma competição, os Levantamentos Básicos são internacionalmente chamados de Powerlifting.

Neste ano, Bitelo ainda se tornou campeão mundial de powerlifting e colocou o nome do Brasil no mais alto nível do esporte.

CONFIRA | 'Avôs do fisiculturismo' fazem sucesso nas redes com rotina de treinos

A virada de Marcello “Horse” de Angilis

Marcello De Angilis, também conhecido como Horse, foi um dos brasileiros que se destacou em 2024. Ele participou do Bigman Pro, evento decisivo para a classificação ao Mr. Olympia 2025, onde conquistou o 2º lugar e demonstrou seu potencial para futuras competições internacionais.

Fisiculturismo em 2024: Mr. Santos e Musclecontest Brasil

Em eventos nacionais, o Mr. Santos, a mais antiga competição de fisiculturismo do Brasil, completou 70 edições em novembro, reunindo cerca de 1.500 pessoas e centenas de competidores. Já o Musclecontest Brasil terá edições ainda em dezembro, com atletas competindo para se qualificar ao Mr. Olympia 2025. Os ingressos são vendidos pelo site.

Veja as competições de fisiculturismo restantes de 2024:

  • MuscleContest Titãs - São Paulo (SP): Qualificatória Regional: Sábado, 14 de dezembro de 2024
  • MuscleContest Noite dos Campeões - Rio de Janeiro (RJ): Qualificatória Regional: Sábado, 14 de dezembro de 2024
  • MuscleContest NPC worldwide - Duelo de Titãs - Belém (PA): Qualificatória Regional: Sábado, 14 de dezembro de 2024

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

Expectativas para 2025

O fisiculturismo brasileiro segue crescendo, com atletas como Ramon Dino, Rafael Brandão, Isa Nunes e Bruno Santos conquistando vitórias e se destacando no cenário internacional. No entanto, 2024 também mostrou que o esporte está longe de ser previsível, com surpresas como a vitória de Samson Dauda e o retorno de CBum.

Fisiculturismo em 2025: veja calendário dos principais campeonatos

O caminho para o Mr. Olympia 2025 promete ser igualmente competitivo e imprevisível. A competição acontecerá em fevereiro do próximo ano, prometendo ser uma das edições mais disputadas e imprevisíveis da história do fisiculturismo.

Saiba quem são os principais classificáveis para o Mr. Olympia 2025:

  • Brett Wilkin (EUA)
  • Samson Dauda (Reino Unido)
  • Hadi Choopan (Irã)
  • Derek Lunsford (EUA)
  • Rafael Brandão (Brasil)
  • Martin Fitzwater (EUA)
  • Akim Williams (EUA)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fisiculturismo atletas mr olympia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar