Morre aos 89 anos Amaury Pasos, lenda do basquete nacional; conheça
Nome histórico do esporte nacional, Amaury foi o único jogador masculino a conquistar duas vezes o MVP de uma Copa do Mundo da modalidade
Morreu na manhã desta quinta-feira, 12, o ex-jogador e lenda do basquete Amaury Pasos, aos 89 anos. O bicampeão mundial pelo Brasil não teve a causa da morte divulgada, mas faleceu ao lado de seus familiares, apenas um dia depois de seu aniversário.
Amaury atuou pelo Corinthians entre 1966 e 1972, sendo considerado por muitos um dos grandes atletas de basquete de todos os tempos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pelo Timão, o ex-ala pivô e armador conquistou cinco títulos metropolitanos, três títulos do Campeonato Paulista, dois títulos brasileiros e duas edições do Campeonato Sul-Americano.
Marcado por sua refinada técnica, Amaury Pasos foi campeão de dois Campeonatos Mundiais pela Seleção Brasileira, em 1959 e 1963. Além disso, conquistou duas medalhas olímpicas de bronze, em 1960 e 1964, e quatro Campeonatos Sul-Americanos, entre outros resultados expressivos representando o Brasil.
Em outubro deste ano, o Corinthians inaugurou um busto de Amaury Pasos no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge. O evento contou inclusive com a presença do próprio ex-jogador. Em nota, a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) lamentou a morte de Amaury.
"O basquete está de luto. O Brasil e o mundo perderam nesta quinta-feira, 12 de dezembro, de madrugada, o ídolo e Hall da Fama da FIBA, Amaury Pasos. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e único homem a ser por duas vezes MVP de uma Copa do Mundo, descansou, falecendo em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos", diz a nota da CBB.
O velório de Amaury Pasos será aberto ao público e acontecerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, São Paulo, a partir das 10h, e vai até às 18h.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente