Tyson x Paul: quem é o treinador brasileiro da lenda do boxe?

Mike Tyson subirá ao ringue acompanhado do brasileiro Rafael Cordeiro, seu treinador, que o auxiliou na preparação para disputa contra Jake Paul

22:34 | Nov. 14, 2024

Por: Penélope Menezes
Tyson x Paul: conheça Rafael Cordeiro (dir.), o treinador brasileiro de Mike Tyson (esq.) (foto: Reprodução/Instagram@kingsmma_hb)

Aos 58 anos de idade, o ex-boxeador profissional Mike Tyson retorna aos ringues para disputa contra o influenciador Jake Paul nesta sexta-feira, 15. Acompanhando a lenda do boxe, está o seu treinador, o brasileiro Rafael Cordeiro.

Nascido em Curitiba, Cordeiro fundou a própria academia nos Estados Unidos, a Kings MMA, e trabalha ao lado de Tyson desde 2020. Na época, o lutador aposentado pretendia encarar Roy Jones Jr.

"Não sei o que vai acontecer daqui para frente, quantos campeões virão, mas até agora o maior ponto da carreira é mostrar o trabalho para aquele que foi nosso herói durante a juventude. Sou muito grato ao Mike", destacou o treinador ao ser entrevistado no podcast "Nem Me Viu". 

Conheça a trajetória de Rafael Cordeiro e como a parceria entre o treinador brasileiro e Mike Tyson começou.

Mike Tyson x Jake Paul: SAIBA tudo sobre a luta

Tyson x Paul: quem é Rafael Cordeiro?

Conhecido por sua atuação nas modalidades de muay thai, kickboxing e MMA, o início da carreira de Rafael Cordeiro foi estabelecido aos 13 anos de idade, quando morava em sua cidade natal, Curitiba.

Na capital paranaense, o jovem participou da Chute Boxe, uma academia brasileira de artes marciais, fundada originalmente com o foco em muay thai.

Em 1999, Cordeiro parou de competir profissionalmente e se tornou um treinador na mesma academia que o formou. Ele permaneceu no espaço até 2009, período em que se mudou para os Estados Unidos.

Foi em Huntington Beach, na Califórnia, que decidiu fundar um negócio próprio: a Kings MMA. A academia foi responsável por nomes como Cris Cyborg, Fabrício Werdum e Mauricio Rua.

Edmundo desafia Romário para luta de boxe e afronta: "Ele não quer" | ENTENDA

Interação com Mike Tyson

Quando Cordeiro passou a viver na Califórnia, o boxeador profissional Mike Tyson já havia se aposentado anos antes, em 2005.

A relação entre treinador e atleta só foi construída pelo brasileiro e o norte-americano no retorno de Tyson ao ringue, em 2020, em luta de exibição de boxe contra Roy Jones Jr., chamado de “Lutador da Década” nos anos 1990.

“Conheci ele (Rafael Cordeiro) antes da pandemia. Nós estávamos em Las Vegas, acho que o conheci em um dos eventos do UFC. Foi então que encontrei ele por aqui, disse que queria treinar manopla e foi assim que nos juntamos”, disse Tyson em podcast.

Em entrevista para a Ag. Fight, Cordeiro revelou nunca ter visto “uma pessoa com 58 anos treinar da forma que ele (Tyson) treina”.

“De manhã, ele levanta às 5 horas. Faz o cardio, faz a massagem, descansa, meio-dia ele vai para a academia, eu faço a mão dele, ele faz a massagem, aquece, faz o boxe, dá meia hora ele descansa, vai para a preparação física”, detalha sobre a rotina.

Rafael Cordeiro é casado? Tem filhos?

O treinador é casado com Luciane Cordeiro, com quem teve três filhos: duas meninas - Naomi e Serena - e um menino, chamado Raphael.

Lista da Forbes 2024: SAIBA quem são os maiores influencers do mundo

Tyson x Paul: quando a luta acontece?

O combate entre Mike Tyson e Jake Paul está programado para a sexta-feira, 15 de novembro, no AT&T Stadium, em Arlington, subúrbio de Dallas (Texas). A transmissão deve começar a partir das 19h30min (horário de Brasília), com o card preliminar.

O serviço de streaming Netflix detém os direitos da luta, que chegará ao seu ápice no card principal de peso-pesado, entre Tyson e Paul, às 22h (horário de Brasília).

  • Quando: 15 de novembro (sexta-feira)
  • Horário: 19h30min (card preliminar) | 22h (card principal)
  • Transmissão: Netflix (streaming)