Fisiculturista brasileira de 66 anos é 4ª melhor do mundo
Conhecida como Socorrinho, a atleta competiu com participantes de todas as idades e esteve entre as melhores classificações. Veja quem é a fisiculturista
10:41 | Nov. 06, 2024
A atleta brasiliense Maria do Socorro da Silva conquistou a 4ª posição no pódio em uma das categorias do Campeonato Mundial de Fisiculturismo e Fitness, em Santa Susanna, Espanha. Na “Women’s Physique Open”, a Fisiculturista foi a única participante com mais de 50 anos de idade
Musculação: quais as principais categorias e campeonatos? Confira
Aos 66 anos, ela também competiu como “Women's Physique Master” – específica para mulheres acima de 35 anos – e ficou em quinto lugar.
O campeonato do qual participou aconteceu entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, na Europa, e foi organizado pela International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB). Socorrinho foi uma das contempladas com passagens áereas pelo programa de incentivo ao esporte “Compete Brasília” para participar da ocasião.
Quem é a fisiculturista Socorrinho?
Maria do Socorro da Silva, conhecida como Socorrinho, é natural de Brasília e atua como servidora na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) há 48 anos. Atualmente, ela é chefe da Ouvidoria-Geral da Novacap.
A atleta começou a treinar aos 36 anos, mas somente se dedicou fielmente ao fisiculturismo a partir dos 50 anos de idade. Após o falecimento de seu filho em 2008, ela decidiu explorar a modalidade e, no ano seguinte, já participou de campeonatos.
Socorrinho também teve outras perdas – a mãe, os dois irmãos e o companheiro com quem morava há quatro anos. “Na mesma proporção em que eu ia tendo essas perdas, eu fui acrescentando ao meu foco, a disciplina, a vontade de vencer todas essas dores”, declarou a fisiculturista à Agência Brasília.
Alimentação e treinos do Socorrinho
A fisiculturista relatou que treina duas vezes por dia como preparação para competições. Todos os dias da semana ela faz uma caminhada como atividade física cardiovascular pela manhã, às 5 horas.
Após o período de trabalho na Novacap, Socorrinho treina musculação na academia a partir das 18 horas. Com aproximadamente 45 minutos diários, os treinos da fisiculturista são alternados entre superiores e inferiores. Para as competições, ela também ensaia as poses e as coreografias nas quartas e nos sábados.
Sua dieta fica restrita a cinco ou seis refeições diárias, nas quais as quantidades de proteínas e carboidratos também são regradas. Sobre a quantidade de água, diariamente a atleta consome no mínimo quatro litros em dias de treinos comuns.
Títulos Socorrinho no fisiculturismo
Além de concorrer na Espanha, a fisiculturista brasiliense participou do 49º Campeonato Sul-americano de Fisiculturismo e Fitness, em Assunção, capital do Paraguai, em setembro deste ano. Na ocasião, Socorrinho levou a medalha de bronze da categoria “Women’s Physique”.
Em território nacional, recebeu três troféus na participação do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo no Pará, em julho. O mais requisitado foi o de segundo lugar na categoria “Dupla Mix Pairs”.
Já no mês anterior, a fisiculturista foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Fit Pairs, no Campeonato Brasiliense. Além desse título, ela ficou em segundo como “Women’s Physique” na mesma disputa.