Bortoleto é anunciado pela Sauber e Brasil volta a ter piloto na Fórmula 1
Com a ascensão de Bortoleto à Fórmula 1, o jovem será o 32º brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo
09:10 | Nov. 06, 2024
Após quase oito anos sem ter um piloto brasileiro, a Fórmula 1 voltará a contar com participação brasileira no grid. Na manhã desta quarta-feira, 6, a Sauber anunciou Gabriel Bortoleto como piloto da escuderia para a próxima temporada. Substituindo Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, o jovem paulista de 20 anos formará dupla com o experiente alemão Nico Hülkenberg.
A última vez em que o Brasil foi representado na principal categoria do automobilismo havia sido em 2017, na última temporada de Felipe Massa pela Williams. Com a ascensão de Bortoleto à Fórmula 1, o jovem será o 32º brasileiro a competir no grid.
“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, disse o brasileiro sobre o novo desafio.
Quem é Gabriel Bortoleto?
Campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia e atual líder da Fórmula 2, Bortoleto é agenciado pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. Desde o ano passado, o piloto — que até então integrava a McLaren — já era cotado para ingressar na Fórmula 1.
Bortoleto iniciou no automobilismo em 2012, com apenas sete anos. Já competindo no kart, o jovem teve um início bem sucedido e logo garantiu o Open Brasileiro na categoria mirim.
A carreira internacional de Gabriel teve início em 2016, quando o piloto participou de campeonatos importantes como a WSK Final Cup e a ROK Cup International. Os resultados viriam a partir de 2018, quando o brasileiro garantiu o terceiro lugar na categoria OKJ do Europeu de Kart e no Mundial da FIA, além de conquistar a segunda colocação no WSK Super Master Series.