Irani Pinheiro: quem é esposa de Maguila, com quem boxeador teve um filho

Irani Pinheiro dedicou-se nos últimos anos a cuidar de Maguila. Conheça ela e mais sobre a família do ex-lutador

Um dos maiores nomes do boxe mundial, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos. Ele deixa três filhos e a esposa Irani Pinheiro, com quem foi casado por boa parte de sua vida.

O ex-lutador sofria de uma encefalopatia traumática crônica, diagnosticada em 2013. Ao longo de sua carreira ele conquistou 77 vitórias, sendo 61 delas por nocaute.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Sua esposa Irani é a mãe do terceiro filho de Maguila e o acompanhava por onde fosse em sua trajetória de lutador também gerenciando sua carreira. Conheça a seguir mais sobre Irani Pinheiro e a família do pugilista.

Irani Pinheiro: quem é a esposa de Maguila?

Irani Pinheiro dedicou-se nos últimos anos a cuidar de Maguila. Após cerca de 40 anos de casamento com o boxeador, ela foi quem mais esteve com ele antes de sua morte

A mulher de 58 anos se graduou em Direito para cuidar de questões contratuais de Maguila, pois o ex-boxeador não conseguia faturar com sua carreira por não ser bem gerenciada. Atualmente ela ainda atua na área e é presidente do Instituto Adilson Maguila.

Ela chegou a ser acusada de estar interessada no status do pugilista, que estava no auge da carreira. No entanto, sua decisão de ficar ao lado dele após o diagnóstico da doença provou o contrário.

“Eu não dormiria em paz se eu não tivesse cuidado [do Maguila]. Mas, eu estou em paz, porque fiz o meu melhor”, contou em entrevista a TV Record.

Adilson Maguila: SAIBA a origem do apelido do ex-boxeador

Como Maguila e Irani Pinheiro se conheceram?

Quando tinha 17 anos, Maguila ofereceu pastéis a Irani na feira livre da Ponte Rasa, em São Paulo. Na época, a moça era professora de datilografia e não dava muita atenção ao lutador, que tinha 25 anos.

“Não foi fácil [conquistar a Irani]. Mas para mim o que é difícil é que é bom. Foi a luta mais difícil da minha vida, até porque ela é uma pessoa mais estudada e educada que eu”, contou Maguila, ao livro "Maguila - A Saga De Um Cabra Macho Campeão".

Racismo

O relacionamento dos dois não era aprovado pelo pai de Irani devido à diferença racial dos dois. O sergipano sofreu racismo e chegou até a ser ameaçado pelo sogro, mas isso não impediu a união dos dois e eles se casaram.

Maguila deixou três filhos, um deles fruto do casamento com Irani

Maguila já tinha se casado antes de conhecer Irani e teve dois filhos com a primeira esposa. Denilson Lima dos Santos, conhecido como Maguilinha, tentou a carreira no boxe, porém sem êxito. Em seguida, Edmilson Lima dos Santos nasceu, atualmente com 45 anos.

O caçula do ex-lutador é Adilson Rodrigues Júnior, que tem 34 anos e é ativista antirracista e contra gordofobia, conhecido como Júnior Ahzura. 

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 25, o caçula contou que mesmo debilitado, Maguila ainda fazia brincadeiras. Júnior reforçou que seu pai lutou muito e por muitos anos, mas sofreu nos últimos meses e já tinha "jogado a toalha".

LEIA TAMBÉM | Doar cérebro para estudo é possível; entenda como é o processos

Maguila: progressão da doença e apoio da esposa

Maguila foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, conhecida popularmente como "demência pugilística". Os sintomas da doença geralmente aparecem anos ou até décadas após os impactos no crânio e podem se manifestar de maneira progressiva.

Irani Pinheiro falou sobre os últimos momentos do ex-lutador e contou em uma entrevista à Record TV que ele passou por alguns surtos psicóticos que o deixava agressivo, mas que foi em decorrência da saúde e que o deixar não era uma opção.

“A gente procurava entender a doença dele. Ficaria mais fácil eu separar, mas estive do lado [dele na fase] mais difícil, decidi cuidar”, desabafou.

A advogada administra as redes sociais de Maguila e foi quem anunciou o falecimento. O ex-boxeador também passou 28 dias internado após descobrir um nódulo no pulmão que piorou sua saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar