Ramon Dino no Olympia Brasil 2018: como era o fisiculturista antes

Ramon Dino vai competir no Mr. Olympia Brasil 2024. Fisiculturista havia participado apenas uma vez do campeonato, em 2018; veja como era seu shape

00:18 | Out. 19, 2024

Por: Caynã Marques
Ramon Dino no Mr. Olympia Brasil 2018 (foto: Facebook)

Após ficar fora do top 5 no Mr. Olympia 2024, Ramon Dino disputará, neste fim de semana o Mr. Olympia Brasil, campeonato que ele participou apenas uma vez, em 2018, quando conquistou o pro card ao vencer o torneio amador e, assim, entrou para o circuito profissional.

No Mr. Olympia Brasil 2024, o brasileiro está na Classic Physique, em busca da classificação para o Mr. Olympia 2025.

Mr. Olympia 2024: VEJA o antes e depois dos principais fisiculturistas

Ramon Dino: como começou no fisiculturismo?

Sua paixão pelo fisiculturismo começou por meio da calistenia – exercício em que o atleta utiliza o peso do próprio corpo – em praças públicas, já que ele não tinha condições de frequentar uma academia particular. O atleta, de 29 anos de idade, nasceu e foi criado no estado do Acre.

Desde 2016, compete profissionalmente, e até agora foram quatro participações no Mr. Olympia, incluindo a deste final de semana. O principal título de sua carreira foi conquistado em 2023, quando ele ficou em primeiro lugar no Arnold Classic Ohio.

Antes e depois de Ramon Dino: como o fisiculturista chegou nesse corpo?

Ramon é relativamente novo no cenário do fisiculturismo. Começou a competir em campeonatos regionais em 2016/2017, mas seu grande “boom” ocorreu quando surpreendeu a todos ao vencer o Mr. Olympia Brasil na categoria amador.

Em 2021, ele conseguiu sua primeira classificação para a edição mundial do Mr. Olympia no torneio Europa Pro, ficando na segunda colocação. Em sua estreia na “Copa do Mundo do Fisiculturismo”, também em 2021, Ramon surpreendeu mais uma vez, figurando entre os cinco melhores de sua categoria.

Com a torcida brasileira cada vez mais atenta, em 2022, Ramon Dino enfrentou a maior batalha de sua carreira até então, contra Chris Bumstead. No entanto, o canadense superou as expectativas e venceu o brasileiro, que ficou em segundo lugar, enquanto Bumstead conquistava seu quarto título de Mr. Olympia.

Recuperado, já em 2023, Ramon Dino competiu no Arnold Classic, torneio realizado em março nos Estados Unidos. O brasileiro garantiu a primeira colocação, superando Urs Kalecinski, e venceu o Arnold Classic 2023.

O confronto com Chris Bumstead se repetiu em 2023. Em um dos embates mais esperados daquele ano, Dino e Chris mantiveram um grande mistério sobre suas preparações. No entanto, ao chegarem ao torneio, todos ficaram impressionados com o desempenho de ambos, mas o canadense conquistou mais uma vitória.

Mr. Olympia 2024: Ramon Dino e Cbum mostram os físicos; CONFIRA

Ramon Dino no Mr. Olympia: como surgiu o apelido

Conhecido como “Dinossauro do Acre”, Ramon recebeu seu apelido recentemente. Em 2021, ao viajar para São Paulo, ele foi convidado a participar da Mansão Maromba, uma espécie de reduto de profissionais do fisiculturismo, organizado pelo influenciador Toguro.

Sua alcunha surgiu como uma espécie de ‘homenagem’ ao seu estado, que é famoso por ter uma baixa densidade populacional, o que levou à associação.

“Toguro dá apelidos a todos na casa, o apelido marca a pessoa. Dinossauro não existe mais, Acre ninguém sabe da existência, dizem que no Acre tem dinossauro, daí pegou, juntou e lançaram o apelido. Brincavam: ‘Esse menino não existe’ e tal”, contou em entrevista à CNN.