Futebol Caminhando: modalidade avança para ter time oficial no Ceará

Time sueco, o Walking Football Sweden esteve no Brasil para três amistosos, sendo dois no Ceará.

Após uma breve passagem pelo Ceará, a Walking Football Sweden se despede do Brasil com planos de retornar ao país em 2025. A equipe realizou três partidas por aqui, sendo duas em solo cearense e uma em São Paulo (SP).

O Futebol Caminhando (tradução direta de Walking Football) é uma modalidade bastante praticada na Europa e indicado para pessoas com mais de 50 anos. Similar ao futebol convencional, a modalidade tem alterações em relação ao tempo de duração da partida, promove menos contato físico e entende corrida como uma falta, permitindo que os atletas se movam apenas com passos e em marcha.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A equipe sueca realizou três jogos de caráter amistoso, sendo o primeiro deles na Feira da Longevidade, em São Paulo. A partida tinha como tema a final da Copa do Mundo de 1958 — primeiro título mundial da Canarinho —, realizada entre a própria Suécia e a seleção brasileira, em Solna, no condado de Estocolmo.

Os confrontos realizados em Fortaleza tiveram como equipes participantes a Associação Anjos do Céu e um coletivo montado pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A Walken Football Sweden (WFS) venceu os dois jogos, o primeiro por 4 a 3 e o segundo por 4 a 1.

Luciana Bergstrom, produtora da equipe, utilizou o tempo no Brasil para realizar contatos com instituições, a fim de viabilizar a expansão da prática da modalidade esportiva no país do futebol.

“Fizemos uma palestra para apresentar o futebol caminhando na Unifor. O evento foi muito bem aceito, haviam 30 alunos ou mais. Falamos sobre os benefícios do esporte e sobre o futebol (caminhando) de competição. Eles ficaram muito entusiasmados e vão prosseguir em negociações com a gente, mas sem uma data prevista para um novo encontro”.

Para 2025, está prevista a realização de um campeonato internacional em terras nacionais. O objetivo atual é trazer equipes da Itália, da Inglaterra e da Espanha para o Brasil.

“Entrarei em contato com equipes da Inglaterra, Itália e Espanha para, quem sabe, trazer alguns times no ano que vem; só da Suécia conseguiremos trazer dois times. A intenção é conversar com eles, arranjar um local para o próximo ano e manter a parceria com o Anjos do Céu”, sintetiza.

Dentre as conversas que foram realizadas durante a travessia da equipe sueca pelo Brasil, a de maior sucesso foi a da associação Anjos do Céu, que impressionou pela instalações e que deve prosseguir como uma parceira em futuras visitas da equipe sueca.

“A visita tomou uma proporção muito maior do que a gente esperava. Na primeira visita, fomos à Associação Anjos do Céu, visitamos suas instalações, vimos os projetos e o apoio dado à comunidade. Enfrentamos uma equipe montada por ex-funcionários da Tijuca (alimentos) e foi uma experiência muito bacana”, afirma Luciana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar