Museu da Arena Castelão recebe mostra fotográfica sobre futebol amador
"Da Terra Batida ao Gramado" é um projeto que mostra as conexões da comunidade Santa Filomena com os campos de terra
18:13 | Out. 09, 2024
O Museu Arena Castelão recebe a mostra fotográfica "Da Terra Batida ao Gramado", iniciada nessa terça-feira, 8. O evento é promovido pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço da rede pública de equipamentos culturais do Ceará, em colaboração com a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).
O evento reúne imagens do fotógrafo Léo Silva e do Acervo Museu Uma Filomena, da comunidade Santa Filomena, no Jangurussu, em Fortaleza. O tema central da exposição é o futebol de bairro e o impacto que ele traz para a comunidade nos dias de jogo.
Leia mais
"'Da Terra Batida ao Gramado' é uma mostra fotográfica que traz a interação da comunidade do Santa Filomena, território que faz parte do bairro Jangurussu, com o Campo do Coritiba, hoje chamado de Areninha do Santa Filomena. Nas partidas, na terra batida, contemplamos a movimentação dos times, a ocupação da comunidade aos domingos para ver os pais, irmãos e amigos jogarem. Nesse campo que também foi palco de muitas manifestações sociais e culturais, acompanhamos os jogos dos times clássicos da comunidade que atravessam gerações até os dias de hoje", destaca o fotógrafo.
Partidas na terra, a movimentação dos times e a ocupação da comunidade aos domingos. As transformações culturais vividas pelo campo e as gerações que às atravessaram estão presentes nas fotografias.
”São times presentes na memória. Essa exposição é uma homenagem à comunidade, aos times e a todos que gostam de um bom futebol comunitário”, enfatiza Silva.
Léo Silva também é escritor e cineasta, tendo como tema central de suas obras o bairro do Jangurussu e sua comunidade natal. Exposições famosas do artista são “É sobre a cidade mas também é sobre Filomena”, “Uma Filomena – Um Olhar Sobre a Comunidade”, “Meninos de Deus” e “Simples Cidade – Simplicidade”. Atualmente, é colunista na Revista Berro.
Leia mais
Para Germana Vitoriano, diretora do Sobrado, a parceria com a Sesporte proporciona um diálogo entre cultura e esporte. “Nossas expressões culturais são atravessadas também pelo esporte, a exemplo do futebol, e podemos contribuir para o desenvolvimento e crescimento humano”, acentua.
A visita à mostra é gratuita, podendo ser agendada por escolas públicas, organizações sem fins lucrativos e equipamentos públicos via site da Arena Castelão. A exposição estará disponível até o dia 31 de outubro.