Pelo hexa, Brasil faz clássico contra Argentina na final da Copa do Mundo de Futsal

Essa será a primeira vez em que os dois rivais se encontram em uma final de Mundial. Diante dos "hermanos", seleção vai em busca da sua sexta conquista

O último e decisivo capítulo do Brasil na Copa do Mundo de Futsal 2024 será disputado neste domingo, 6, às 12 horas (de Brasília). Na Humo Arena, no Uzbequistão, a seleção protagonizará um clássico sul-americano contra a Argentina na grande final do Mundial. 

Buscando o hexacampeonato, o time brasileiro convive com a dúvida do retorno do pivô Pito, eleito melhor jogador de futsal na atual temporada e que ainda não atuou no mata-mata devido a uma lesão muscular. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com o camisa 10 ou não, é certo que a Amarelinha entrará em quadra focada em colocar a sexta estrela acima no peito e, para isso, será necessária atenção dobrada. Em entrevista, o técnico Marquinhos Xavier projetou o confronto ante os "hermanos" e destacou que o favoritismo é dividido.

“Duas equipes que se conhecem muito, que se enfrentam com muita frequência em competições importantes. São sul-americanos, mas possuem particularidades que as diferenciam. É um confronto de campeões mundiais e o favoritismo está bem dividido. Será, sem dúvida, mais um grande jogo com requintes de muita imprevisibilidade”, comentou o comandante.

Essa será a primeira em vez que os dois rivais se encontram em uma final de Copa do Mundo. Na última vez que se esbarraram pelo torneio, na semifinal da edição de 2021, os "hermanos" levaram a melhor e se classificaram para a decisão ao vencer por 2 a 1. Na final, porém, perderam o bicampeonato para Portugal, ao serem derrotados por 2 a 1.

O embate deste domingo, 6, no entanto, terá um gostinho de revanche para a equipe argentina. Isso porque na final da Copa América de Futsal deste ano — última vez que as equipes mediram força –, a seleção brasileira saiu campeã após vencer o confronto por 2 a 0, com gols de Rafa e Pito.

Agora, o status de campeão do mundo será decidido no Uzbequistão. E, um duelo sul-americano com esses requintes de rivalidade e relevância, faz até o maior ídolo do futsal brasileiro, Falcão, admitir que gostaria de ter jogado uma decisão contra a Argentina.

"O mundo inteiro admira essa rivalidade. É uma final que eu queria ter jogado, infelizmente não aconteceu [...] Acredito que é 50% para cada um, mas eu como brasileiro, espero que seja 51% para o Brasil e a gente possa ser campeão", disse ex-camisa 12 da seleção ao site oficial da Fifa.

Para chegar à final da Copa, o Brasil de Maquinhos Xavier terminou na liderança do grupo B após bater Cuba, Croácia e Tailândia sem grandes dificuldades. Depois, venceu a Costa Rica nas oitavas, Marrocos nas quartas e Ucrânia na semifinal.

Já os "hermanos" ficaram em 1º no Grupo C e passaram por Croácia, Cazaquistão e França no mata-mata do torneio. Essa será a terceira final consecutiva do time argentino, que foi campeão em 2016 e ficou com o vice em 2021. 

Com Lino, Guitta, Dyego e companhia, a seleção brasileira vai em busca da sua sexta conquista nas quadras. Dona da camisa mais pesada do futsal mundial, a Amarelinha foi campeã em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Na última edição, disputada em 2021, terminou na terceira posição. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar