Olimpíadas terão futsal e futebol de areia? Veja pedido da Fifa

Fifa divulga documento informando que irá pedir a inclusão do futsal e do futebol de areia como esportes dos Jogos Olímpicos; enetenda decisão

23:36 | Out. 03, 2024

Por: Danielle Christine
Fifa divulga documento informando que irá pedir a inclusão do futsal e do futebol de areia como esportes dos Jogos Olímpicos (foto: Instagram / Leandro Lino e Laécio Fontenele)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou que irá enviar um pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a inclusão do futsal e do futebol de areia como modalidade olímpica.

O anúncio foi feito durante reunião da entidade máxima do futebol nesta quinta-feira, 3, em Zurique, na Suíça. Após o conselho, a Fifa divulgou o documento das metas até 2027. Dentre elas, está a intenção de incluir as duas modalidades na programação dos próximos Jogos Olímpicos.

"Considerando os níveis de participação em todo o mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de praia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui para frente", diz o texto.

Ademais, o contrato também sugeria uma ampliação no número de participantes no torneio olímpico de futebol feminino, de 12 para 16 seleções.

Futsal e futebol de areia nas Olimpíadas: esportes já foram cogitados antes? 

A Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão) foi a primeira entidade a tentar promover a inclusão do futsal como esporte olímpico, segundo informações do site Beach Soccer. Ela chegou a fazer campanhas, mas não chegaram a ser formalizadas pelo COI.

A Fifusa foi a principal entidade que lutou pela inclusão do futsal nas Olimpíadas, especialmente nos anos 1980 e 1990. Em 1985, após um desentendimento com a Fifa sobre os direitos do nome “futebol”, a Fifusa registrou a marca “futsal”.

A entidade tentou promover o esporte no cenário global, inclusive com esforços para sua inclusão nas Olimpíadas. No entanto, houve divergências com a Fifa, que passou a promover sua própria versão do futsal, resultando na separação das duas entidades.

Além disso, na época, o COI tinha critérios rigorosos para a inclusão de novos esportes, levando em consideração a popularidade global, infraestrutura e compatibilidade com a filosofia olímpica.

O futsal, por ser visto como uma variação do futebol de campo, acabou ficando de fora. A decisão também foi influenciada pelo fato de que o futebol já era uma modalidade presente nos Jogos Olímpicos, o que diminuía as chances de inclusão de modalidades derivadas.

Apesar disso, o futsal cresceu ao longo dos anos e passou a ser organizado pela Fifa, que assumiu a gestão global do esporte. E o futebol de areia encontrou reconhecimento em torneios internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol de Areia da Fifa.

Olimpíadas 2028: VEJA quais serão os novos esportes em Los Angeles