38ª edição do Rally Piocerá tem largada definida para janeiro de 2025

Com trajeto que se inicia em Teresina (PI) e se encerra no litoral leste cearense, o evento atravessa 26 municípios, misturando serras, semiárido e litoral.

17:09 | Out. 01, 2024

Por: João Bosco Neto
Carro de Rally em competição pela 24a edição do Piocerá (foto: NEY EVANGELISTA/ Divulgação/ Piocerá)

Uma das provas de off-road mais importantes do país, o Rally Piocerá terá sua 38ª edição em 2025. A abertura está prevista para o dia 27 de janeiro de 2025, abrindo a temporada de enduro e rali das confederações brasileiras de automobilismo e de motociclismo.

Com início na capital piauiense, o evento explora o que há de mais bonito nas paisagens de ambos os estados. Entre os municípios que serão visitados estão: Teresina e Pedro II, no Piauí, Sobral, Quixeramobim e Beberibe, no Ceará.

A realização do circuito ainda promete impactar a economia entre os mais de mil quilômetros que serão percorridos durante as etapas. A previsão é de que R$ 7 milhões sejam distribuídos através da cadeia do turismo.

Sobre o público, a organização do Rally Piocerá prevê que as arenas instaladas nas cidades do roteiro de parada devem receber mais de 45 mil espectadores.

“Já finalizamos os levantamentos das trilhas dos carros, motos, quadrículos,  e bicicletas. Cada dia um terreno, um visual e desafio diferente, característica da nossa prova”, comentou Ehrlich Cordão, diretor-geral do evento.

Conforme a organização da prova, os veículos motorizados irão percorrer 1.085 km e as bicicletas 367 km durante os 4 dias de competição.

Além dos benefícios no campo do turismo, os organização do circuito também promete ações sociais que serão realizadas durante todo o percurso. Ações essas como distribuição de mais de 400 cestas básicas e 130 consultas oftalmológicas.

Rally Piocerá: mais de três décadas de história

A história da competição começa em 1987, quando os pilotos Ehrlich Cordão e Galdino Gabriel decidiram criar uma categoria que unisse os praticantes de enduro da região Norte e Nordeste. A primeira edição do evento aconteceu entre os dias 5 e 7 do mesmo ano, com 36 duplas divididas entre as categorias graduado e novato.

O nome da competição é dado graças a uma conversa entre os organizadores com um morador de uma região que era alvo de litígio entre os estados do Ceará e Piauí. O habitante informou para os "forasteiros" que aquele espaço era conhecido como Cerapió ou o Piocerá, devido à disputa que ali existia. Assim, a prova se chama Cerapió quando se inicia no Ceará e Piocerá quando sua largada é realizada no Piauí.

Em 1991, o rali foi reconhecido pela Confederação Brasileira de Motociclismo como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de enduro de regularidade e foi “batizado” pela revista Veja como “Paris-Dakar do Sertão”.

Foi somente em 1996 que veículos 4x4 foram inseridos no circuito, em um percurso que foi majoritariamente realizado na região litorânea.

O lançamento da 38ª edição do Rally Piocerá ocorrerá em Fortaleza, como um evento fechado, realizado nesta quarta-feira, 2, às 19 horas, na cervejaria Turatti (Rua Ana Bilhar 1178).