Morre Dikembe Mutombo: veja quem foi a lenda da NBA
Mutombo, membro do Hall da Fama do Basquete, faleceu por um câncer no cèrebro. Conhecido por seu domínio defensivo, ele se destacou também por seu trabalho humanitárioO membro do Hall da Fama do Basquete, Dikembe Mutombo, morreu aos 58 anos. O anúncio foi feito pela NBA nesta segunda-feira, dia 30. Mutombo faleceu devido a um câncer cerebral e estava cercado por sua família.
Derrick Rose, MVP mais jovem da NBA, se aposenta após 16 anos nas quadras; CONHEÇA
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O jogador, que atuou por equipes como Denver Nuggets, Philadelphia 76ers e Houston Rockets, jogou na principal liga de basquete por 18 temporadas e é considerado um dos maiores jogadores defensivos da história do esporte.
A NBA informou que ele faleceu de câncer no cérebro em Atlanta, mas não divulgou mais detalhes. Ele havia sido diagnosticado em 2022.
Morre Dikembe Mutombo: um dos maiores pivôs da NBA
Dikembe Mutombo, de 2,18 m, jogou 18 temporadas, começando no Denver Nuggets, que o escolheu na quarta posição do Draft da NBA de 1991. Sua carreira começou na Universidade de Georgetown. Ele foi eleito duas vezes o Jogador Defensivo do Ano da Big East.
O pivô jogou cinco temporadas com o time antes de se transferir para Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e, finalmente, Houston Rockets. Mutombo se aposentou aos 42 anos após a temporada de 2008/2009.
Enquete: qual esporte você incluiria nas Olimpíadas 2028? VOTE
Ele era mais conhecido por bloquear os arremessos dos oponentes e, em seguida, fazer o gesto de balançar o dedo negativamente ("aqui não!") que se tornou sua marca registrada. Ele ocupa o segundo lugar no ranking de bloqueios da NBA, com 3.289 no total, atrás apenas de Hakeem Olajuwon.
Mutombo participou de oito All-Star Games e foi escolhido para o All-NBA três vezes. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Basquete em 2015, e sua camisa número 55 foi aposentada pelos Nuggets e pelos Hawks.
Morre Dikembe Mutombo: filantropia e caridade
Após se aposentar, Mutombo se tornou um verdadeiro embaixador do basquete, trabalhando em causas humanitárias e de caridade, principalmente na África — já que ele nasceu na República Democrática do Congo.
NBA: jogador oferece 1 milhão de dólares em card autografado por LeBron; CONFIRA
Fluente em nove idiomas, ele trabalhou com grupos como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as Olimpíadas Especiais e ajudou a desenvolver a Basketball Africa League (BAL).
Morre Dikembe Mutombo: NBA presta homenagens ao pivô
"Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida", disse o comissário da NBA, Adam Silver, sobre o ícone de 2,18 m em uma declaração nesta segunda-feira, 30 de setembro. “Dentro das quadras, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e jogadores defensivos da história da NBA. Fora das quadras, ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros.”
Mutombo, natural da República Democrática do Congo, foi o primeiro embaixador global da NBA, e Silver disse que não havia “ninguém mais qualificado”.
"Ele era um humanitário em sua essência", continuou Silver. “Amava o que o basquete podia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente em sua República Democrática do Congo natal e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver, em primeira mão, como sua generosidade e compaixão elevavam as pessoas.”