Morre Dikembe Mutombo: veja quem foi a lenda da NBA

Mutombo, membro do Hall da Fama do Basquete, faleceu por um câncer no cèrebro. Conhecido por seu domínio defensivo, ele se destacou também por seu trabalho humanitário

O membro do Hall da Fama do Basquete, Dikembe Mutombo, morreu aos 58 anos. O anúncio foi feito pela NBA nesta segunda-feira, dia 30. Mutombo faleceu devido a um câncer cerebral e estava cercado por sua família.

Derrick Rose, MVP mais jovem da NBA, se aposenta após 16 anos nas quadras; CONHEÇA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O jogador, que atuou por equipes como Denver Nuggets, Philadelphia 76ers e Houston Rockets, jogou na principal liga de basquete por 18 temporadas e é considerado um dos maiores jogadores defensivos da história do esporte.

A NBA informou que ele faleceu de câncer no cérebro em Atlanta, mas não divulgou mais detalhes. Ele havia sido diagnosticado em 2022.

Morre Dikembe Mutombo: um dos maiores pivôs da NBA

Dikembe Mutombo, de 2,18 m, jogou 18 temporadas, começando no Denver Nuggets, que o escolheu na quarta posição do Draft da NBA de 1991. Sua carreira começou na Universidade de Georgetown. Ele foi eleito duas vezes o Jogador Defensivo do Ano da Big East.

O pivô jogou cinco temporadas com o time antes de se transferir para Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e, finalmente, Houston Rockets. Mutombo se aposentou aos 42 anos após a temporada de 2008/2009.

Enquete: qual esporte você incluiria nas Olimpíadas 2028? VOTE

Ele era mais conhecido por bloquear os arremessos dos oponentes e, em seguida, fazer o gesto de balançar o dedo negativamente ("aqui não!") que se tornou sua marca registrada. Ele ocupa o segundo lugar no ranking de bloqueios da NBA, com 3.289 no total, atrás apenas de Hakeem Olajuwon.

Mutombo participou de oito All-Star Games e foi escolhido para o All-NBA três vezes. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Basquete em 2015, e sua camisa número 55 foi aposentada pelos Nuggets e pelos Hawks.

Morre Dikembe Mutombo: filantropia e caridade

Após se aposentar, Mutombo se tornou um verdadeiro embaixador do basquete, trabalhando em causas humanitárias e de caridade, principalmente na África — já que ele nasceu na República Democrática do Congo.

NBA: jogador oferece 1 milhão de dólares em card autografado por LeBron; CONFIRA

Fluente em nove idiomas, ele trabalhou com grupos como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as Olimpíadas Especiais e ajudou a desenvolver a Basketball Africa League (BAL).

Morre Dikembe Mutombo: NBA presta homenagens ao pivô

"Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida", disse o comissário da NBA, Adam Silver, sobre o ícone de 2,18 m em uma declaração nesta segunda-feira, 30 de setembro. “Dentro das quadras, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e jogadores defensivos da história da NBA. Fora das quadras, ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros.”

Mutombo, natural da República Democrática do Congo, foi o primeiro embaixador global da NBA, e Silver disse que não havia “ninguém mais qualificado”.

"Ele era um humanitário em sua essência", continuou Silver. “Amava o que o basquete podia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente em sua República Democrática do Congo natal e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver, em primeira mão, como sua generosidade e compaixão elevavam as pessoas.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Basquete NBA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar