Copa do Mundo de futsal: saiba quem são os times nas quartas de final
As quartas de final da Copa do Mundo de Futsal 2024 estão definidas. O Brasil busca o hexacampeonato, enquanto outras seleções querem seu primeiro títuloForam definidas as últimas oito classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo de Futsal de 2024. A próxima fase terá início no dia 29 de setembro, domingo, e será concluída no dia seguinte, 30.
Das oito seleções classificadas, apenas duas já foram campeãs do torneio, Brasil e Argentina. As outras seis seleções buscam o título inédito: Cazaquistão, Ucrânia, Venezuela, Marrocos, França e Paraguai.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Copa do Mundo de Futsal: quanto ganha um jogador no Brasil? VEJA salário
Para as equipes que conseguirem superar as quartas, restarão as semifinais, disputadas nos dias 2 e 3 de outubro; e, consequentemente, a grande final do torneio, realizada no dia 6, na Humo Arena.
Copa do Mundo de Futsal: quem foram as equipes classificadas
Brasil
Maior campeão do torneio, o Brasil é a seleção que mais marcou gols durante a competição. Além do ótimo ataque, a defesa também é motivo de destaque, sofrendo apenas dois gols em quatro jogos.
Com isso, a torcida brasileira está confiante na busca de mais um título, algo que não acontece desde 2012. Caso aconteça, seria o hexacampeonato nacional.
O principal jogador e artilheiro da competição, Marcel, tem sido o destaque brasileiro. Até agora, marcou nove gols.
Pito: melhor do mundo, CONHEÇA atleta do Brasil no Mundial de Futsal
Argentina
Única campeã além do Brasil, a Argentina tem um ótimo retrospecto nas últimas edições do Mundial. Seu primeiro título foi conquistado em 2016 e, na edição seguinte, em 2021, chegou à final, porém acabou derrotada por Portugal.
Assim como os rivais sul-americanos, a Argentina venceu os quatro jogos disputados até agora nesta edição do torneio. Entre os destaques, o principal jogador é o experiente Alan Brandi, que é o vice-artilheiro da Copa do Mundo, com sete gols.
Cazaquistão
O Cazaquistão vive um momento de expansão no futsal. Na última edição da Copa do Mundo, a seleção cazaque conquistou a quarta colocação, a melhor de sua história. Na atual edição, já está entre as oito melhores.
Eliminando os atuais campeões nas oitavas de final, os grandes destaques da seleção cazaque são jogadores naturalizados de outros países. Léo Higuita, Léo Jaraguá e Douglas Jr. são brasileiros que estão representando o Cazaquistão. Além disso, o técnico Kaká também é brasileiro.
França
Envolvida em uma das maiores polêmicas desta edição dos jogos, a França concretizou sua classificação após superar a Tailândia por 5 a 2. A polêmica ocorreu durante o jogo contra o Irã, na fase de grupos, quando as duas equipes praticaram um anti-jogo com o intuito de perder para evitar enfrentar o Marrocos nas oitavas de final.
Essa atitude controversa, no caso da França, funcionou; ao enfrentar os tailandeses, conseguiram garantir a classificação para as quartas de final.
Marrocos
Temido pela França e pelo Irã, coube à equipe asiática enfrentar os marroquinos. No entanto, a seleção de Marrocos confirmou todo o receio de seus adversários e conseguiu a classificação ao vencer o Irã por 4 a 3.
Hoje, Marrocos conta entre seus destaques com a dupla Soufiane El Mesrar e Idriss Raiss El Fenni, os artilheiros da equipe, ambos tendo marcado quatro gols cada.
Venezuela
Com apenas uma vitória na fase de grupos, a Venezuela enfrentou nas oitavas de final a segunda melhor seleção do mundo, segundo o ranking mundial, a Espanha — que vinha se destacando e estava invicta no torneio.
Porém, de forma surpreendente, a equipe sul-americana conseguiu vencer os espanhóis por 2 a 1, sendo mais uma equipe da América do Sul nas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal e pondo fim ao sonho do terceiro título da Espanha.
Paraguai
Mais uma equipe sul-americana classificada para as quartas de final é o Paraguai. Após terminar na primeira colocação do Grupo A, a equipe enfrentou o Afeganistão nas oitavas e, de virada, venceu por 3 a 1.
Um dos jogadores que contribuíram para a vitória paraguaia foi Francisco Martinez. Com 3 gols, o ala é peça fundamental no sistema de jogo de sua seleção.
Ucrânia
Enfrentando a estreante e inexperiente Holanda, a Ucrânia teve um jogo duro contra o adversário. Após sair na frente no placar e sofrer o empate, os ucranianos tiveram que batalhar contra o goleiro Manuel Kujik. No entanto, Andrii Melnyk conseguiu marcar dois gols e garantir a vitória por 3 a 1.
Melnyk foi apenas o segundo jogador de seu país a marcar dois gols em uma partida na história da Copa do Mundo; o primeiro foi Denys Ovsyannikov, na goleada por 6 a 3 sobre o Japão, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2012.