Derrick Rose, MVP mais jovem da NBA, se aposenta após 16 anos nas quadras
O agora ex-armador publicou a decisão em suas redes sociais, além de anúncios de página inteira nos jornais locais das seis cidades da NBA em que jogouDerrick Rose anunciou nesta quinta-feira, 26, a aposentadoria do basquete após uma carreira de 16 anos na liga. “Sabendo que dei tudo de mim ao jogo, me sinto confiante nessa decisão”, disse à ESPN.
“O basquete foi apenas o começo para mim. Agora, é importante que eu dê tudo de mim à minha família. Eles merecem isso”, afirmou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Aos 22 anos, Rose foi MVP da temporada 2010/11 da NBA pelos Chicago Bulls. Assim, ocupa o posto de jogador mais jovem a conseguir a premiação na história da NBA.
O agora ex-armador publicou a decisão em suas redes sociais, além de anúncios de página inteira nos jornais locais das seis cidades da NBA em que jogou para agradecer a cada um dos fãs em Chicago, Nova York, Cleveland, Minneapolis, Detroit e Memphis.
O Memphis Grizzlies atendeu ao pedido de Rose para a rescisão de contrato no começo desta semana.
Derrick Rose encerra sua carreira na NBA com médias de 17,4 pontos e 5,2 assistências m 723 jogos disputados, incluindo 518 como titular.
NBA: Por que Derrick Rose se aposentou?
“O próximo capítulo é sobre perseguir meus sonhos e compartilhar meu crescimento. Acredito que o verdadeiro sucesso vem de se tornar quem você foi criado para ser, e quero mostrar ao mundo quem eu sou além do basquete”, disse o armador aposentado ao The Athletic.
Rose afirmou ainda que: "Seja bom ou ruim, todo mundo tem uma história de 'e se' em sua vida. Mesmo se pudesse, não mudaria nada na minha vida, porque foi isso que me ajudou a encontrar a verdadeira alegria".
Derrick Rose: lesões durante a carreira
Uma lesão grave no joelho em 2012 forçou o armador a perder quase duas temporadas inteiras. Na primeira rodada dos playoffs da NBA daquele ano, contra o Philadelphia 76ers, Rose rasgou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
A lesão levou a uma cirurgia e o atleta foi afastado durante toda a temporada de 2012–13. Ele voltou a jogar na temporada de 2013–14. Porém, em novembro de 2013, machucou o menisco — perdendo o restante da temporada.
Rose passou por diversas cirurgias no joelho ao longo dos anos. Durante a temporada 2017-18, tirou um tempo para pensar no futuro enquanto lidava com problemas no tornozelo.
Derrick Rose: julgamento por abuso sexual
Além das lesões, a carreira de Rose foi impactada pela saída de Chicago e por uma acusação de estupro. Uma ex-namorada, cuja identidade foi mantida em sigilo, denunciou que o atleta e dois amigos — Ryan Allen e Randall Hampton — aproveitaram-se de sua vulnerabilidade, após a ingestão de drogas e álcool, para forçá-la a ter relações sexuais em agosto de 2013.
Nenhum dos lados negou que tenha havido a relação sexual entre os quatro envolvidos. A defesa de Rose, no entanto, argumentou que o ato foi consentido.
Em 2016, o júri, composto por oito membros, o considerou inocente. Os jurados consideraram que não houve provas suficientes para condenar os três homens em questão.
Derrick Rose: onde o armador jogou?
Durante a carreira profissional, o armador defendeu cinco clubes. Tendo nascido em Chicago, Rose esteve por mais tempo no Bulls. Confira lista:
- Memphis Grizzlies - 2023/2024 - 1 temporada
- New York Knicks - 2016/2017 e de 2020 a 2023 - 4 temporadas
- Detroit Pistons - 2019/2020 - 1 temporada
- Minnesota Timberwolves - de 2017 a 2019 - 2 temporadas
- Chicago Bulls - de 2008 a 2012 e de 2013 a 2016 - 7 Temporadas
Derrick Rose: títulos conquistados
Rose foi o novato do ano da NBA (Rookie of the Year) em 2008-09 para os Bulls, foi o MVP (Most Valuable Player) da liga duas temporadas depois e esteve entre os NBA All-Star em três de suas quatro primeiras temporadas.
Na seleção de basquete dos EUA, Rose conquistou dois ouros em mundiais: em 2010 e em 2014.