Em primeira competição pós-Olimpíadas, Rayssa Leal é campeã mundial de skate street
Protagonizando "reedição" de final olímpica, Rayssa garantiu o mundial após superar, de virada, as adversárias japonesas
15:40 | Set. 14, 2024
Quase um mês após a conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris, Rayssa Leal volta a atrair os holofotes com mais uma conquista. Na tarde deste sábado, 14, a brasileira se sagrou campeã mundial de skate street ao vencer o mundial em Roma, na Itália. Após uma prova impecável na final, a brasileira somou 270,56 pontos e superou as adversárias japonesas, com quem disputou medalha nos Jogos de Paris-2024.
Com o título, Rayssa chega ao segundo título mundial. A brasileira já havia conquistado o torneio em 2022. Além disso, a skatista soma dois vices nas edições de 2019 e 2023, e ainda um o terceiro lugar em 2021.
Como foi a disputa
Tendo se classificado para a final em segundo lugar, a Fadinha iniciou a primeira volta da final sem apresentar grandes dificuldades e garantiu 86,44 na pontuação, assumindo a liderança da classificação. Já na segunda volta, após ter falhado na execução de uma manobra, a maranhense teve a nota prejudicada e viu a japonesa Momiji Nishiya assumir a liderança.
Na penúltima volta, entretanto, a Fadinha buscou a recuperação com uma boa prova, mas ainda assim, a nota de 88,14 não foi suficiente para fazer Rayssa retomar o primeiro lugar. Foi somente na última volta, após executar uma série de manobras sem erros graves, que Rayssa reassumiu o topo da disputa ao garantir 93,99 na pontuação final e 270,56 na geral. Completando o pódio, as japonesas Momiji Nishiya (269,14) e Miyu Ito (249,53) garantiram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Enquanto a campeã e vice-campeã olímpica, Coco Yoshizawa (232,16) e Liz Akama (169,54) terminaram a disputa na quarta e quinta colocação, nessa ordem.