Campeã de xadrez tenta envenenar rival com mercúrio durante campeonato na Rússia

Amina Abakarova confessou o ato e disse que a intenção era apenas "assustar" Osmanova. As duas foram adversárias no torneio e já possuiam atrito pessoal e familiar

Amina Abakarova, campeã de xadrez do Daguestão, na Rússia, foi flagrada por câmeras de segurança tentando envenenar uma outra competidora durante um Campeonato de Xadrez. Na ocasião, Amina colocou mercúrio na mesa e no tabuleiro de Umayganat Osmanova, que é uma rival de longa data no esporte.

A ação de Amina foi registrada em vídeo e usada posteriormente para confirmar o crime. De acordo com testemunhas que estavam no local, Amina perguntou, 20 minutos antes de despejar o mercúrio, se as câmeras estavam funcionando naquele momento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao receber a informação de que ainda estavam desligadas, aproveitou para despejar a substância no lado da mesa que Osmanova sentaria. As duas seriam adversárias no torneio.

“Nós temos prova em vídeo mostrando que uma das jogadoras aplicou uma substância não identificada, que depois se confirmou ser mercúrio, na mesa onde Osmanova jogaria contra ela”, informou Sazhid Sazhidoc, ministro dos esportes da Rússia, para a mídia local.

Osmanova sentiu os efeitos do mercúrio poucos minutos após o início da partida. Com tonturas e náuseas, foi encaminhada ao hospital com suspeita de envenenamento, o que se confirmou posteriormente. Amina confessou o ato, mas disse que a intenção era apenas "assustar" a adversária, com quem já teve atrito pessoal e familiar.

Por causa do episódio, Amina foi eliminada automaticamente do campeonato, realizado no Daguestão, e perdeu o título de campeã da região. A Federação Russa de Xadrez está avaliando bani-la do esporte.

Veja o vídeo do momento:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar