Arnold Schwarzenegger: conheça a história do ator como fisiculturista
Usando seu corpo esculpido como ponto de partida, Schwarzenegger se tornou uma grande estrela de Hollywood e foi eleito governador da Califórnia
16:27 | Jun. 19, 2024
Arnold Schwarzenegger alcançou a fama como o maior fisiculturista do mundo, iniciando uma carreira que o tornaria uma estrela gigante de Hollywood na década de 1980.
Estrelando as produções “Conan, o Bárbaro”, “O Exterminador do Futuro” e “O Vingador do Futuro”, as décadas de grande sucesso em filmes o levaram à política. O artista e atleta ocupou o cargo de governador da Califórnia de 2003 a 2011.
Desde que deixou o posto, ele voltou às telonas, obtendo sucesso com a franquia “Os Mercenários” e um retorno à série “O Exterminador do Futuro”. Saiba mais da vida e da carreira de sucesso de Arnold Schwarzenegger no fisiculturismo.
Fisiculturismo: CONHEÇA a história do esporte e as maiores competições
Onde Arnold Schwarzenegger nasceu?
Arnold Alois Schwarzenegger nasceu em 30 de julho de 1947, em Thal, na Áustria, a cerca de 200 km da capital Viena. Sua infância esteve longe de ser ideal. Seu pai, Gustav, era um chefe de polícia, alcoólatra e ex-membro do Partido Nazista.
Em seu livro de memórias “Total Recall: my unbelievably true life story” o artista conta que o pai claramente favorecia seu irmão, Meinhard.
“Era uma sensação de muita tensão em casa”, lembra Schwarzenegger no livro. Tão tenso e desconfortável que, anos mais tarde, o artista se recusou a comparecer ao funeral do irmão, que morreu em um acidente de carro em 1971, e do pai, em 1972.
Como Schwarzenegger entrou para o fisiculturismo?
Como fuga da realidade conflitosa em casa, Schwarzenegger recorreu ao cinema. Em particular, gostava dos filmes de Reg Park, um fisiculturista e intérprete de “Hércules” em filmes de nível B.
Os filmes também ajudaram a impulsionar a obsessão de Schwarzenegger pelos Estados Unidos, e o futuro que ele sentia que o aguardava lá. Chegar ao novo país era o problema.
Schwarzenegger encontrou sua resposta em Joe Weider, à época um dos principais dirigentes da Federação Internacional de Fisiculturismo, responsável por concursos como Mr. Universe e Mr. Olympia.
Arnold serviu no exército austríaco em 1965 para cumprir o ano de serviço exigido na época para todos os homens austríacos de 18 anos. Durante o serviço militar, venceu o concurso “Junior Mr. Europe”. Ele desapareceu do treinamento básico para participar da competição e passou uma semana na prisão militar.
Logo após o fim do seu tempo no exército, o jovem atleta passou a se inscrever em uma série de competições, sendo eleito em 1966 o homem mais bem-definido da Europa.
A carreira profissional de Arnold Schwarzenegger
Ainda em 1966, Arnold ficou em segundo lugar na competição Mr. Universe, por não ter o mesmo tônus muscular do vencedor, o americano Chester Yorton.
Impressionado com o resultado do jovem austríaco, Charles “Wag” Bennett, um dos juízes do concurso, se ofereceu para treiná-lo. Como Schwarzenegger tinha pouco dinheiro, Bennett o convidou para ficar na casa de sua família, acima de uma de suas duas academias em Forest Gate, em Londres.
A temporada na Inglaterra ajudou Schwarzenegger a melhorar sua compreensão da língua inglesa. Também em 1966, Schwarzenegger teve a oportunidade de conhecer o ídolo de infância Reg Park, que se tornou seu amigo e mentor.
O treinamento valeu a pena e, em 1967, Schwarzenegger conquistou o título pela primeira vez, tornando-se o mais jovem Mr. Universo de todos os tempos, aos 20 anos. Ele conquistaria o título outras três vezes.
O sonho de chegar aos Estados Unidos tornou-se realidade em setembro de 1968. Aos 21 anos, falando pouco inglês, Arnold desembarcou na Califórnia e passou a ser um dos rostos mais conhecidos da academia Gold's Gym em Venice, Los Angeles.
Leia mais
Schwarzenegger, o mais jovem Mister Olympia
O objetivo de Schwarzenegger era se tornar o maior fisiculturista do mundo, o que significava, à época, se tornar o Mister Olympia. Sua primeira tentativa foi em 1969, quando perdeu para o tricampeão Sergio Oliva.
Ele voltou em 1970 e venceu a competição, tornando-se o mais jovem Mr. Olympia, aos 23 anos, um recorde que mantém até hoje.
O astro do bodybuilding continuou sua sequência de vitórias em todas as edições seguintes, de 1971 a 1974. Mesmo após cinco prêmios, Schwarzenegger continuava em sua melhor forma e conquistou o título pela sexta vez consecutiva, derrotando Franco Columbu.
Após o concurso Mr. Olympia de 1975, ele anunciou sua aposentadoria do fisiculturismo profissional, com apenas 28 anos.
Entretanto, cinco anos mais tarde, enquanto treinava para seu papel no filme "Conan, o Bárbaro", Arnold Schwarzenegger surpreendeu o mundo do fisiculturismo ao sair inesperadamente da aposentadoria e entrar no concurso Mr. Olympia um dia antes do evento.
Quando questionado sobre sua decisão de entrar na competição, Arnold disse a preparação física para o personagem o estimulou e pensou que seria um desafio interessante fazer algo em 8 semanas que a maioria dos atletas faz com um ou dois anos de antecedência.
Após o julgamento final, Arnold foi declarado o vencedor. A decisão foi criticada por competidores e participantes, pois Arnold não tinha seu tamanho e definição muscular habituais. Muitos membros da audiência vaiaram quando os resultados foram anunciados.
Durante seu discurso de aceite do prêmio, Arnold reconheceu o quão difícil foi a decisão: "Tenho que ser muito honesto, que este foi o nível de competição mais alto que já enfrentei em qualquer competição na minha vida".
Com o título, Arnold entrou para a história como um dos bodybuilders mais premiados do mundo. Confira abaixo uma lista das competições em que saiu vencedor:
- Junior Mr. Europe (Alemanha, 1965)
- Best Built Man of Europe (Alemanha, 1966)
- Mr. Europe (Alemanha, 1966)
- International Powerlifting Championship (Alemanha 1966)
- NABBA Mr. Universe Amateur (Londres, 1967)
- NABBA Mr. Universe Professional (Londres, 1968)
- German Powerlifting Championship (Alemanha, 1968)
- IFBB Mr. International (México, 1968)
- IFBB Mr. Universe (New York, 1969)
- NABBA Mr. Universe Professional (Londres, 1969)
- NABBA Mr. Universe Professional (Londres, 1970)
- AAU Pro Mr. World (Colômbia, 1970)
- Mr. Olympia (Nova York, 1970)
- Mr. Olympia (Paris, 1971)
- Mr. Olympia (Essen, 1972)
- Mr. Olympia (Nova York, 1973)
- Mr. Olympia (Nova York, 1974)
- Mr. Olympia (Pretória, 1975)
- Mr. Olympia (Sydney, 1980)