Morte de Ayrton Senna: relembre como foi o acidente e o julgamento
Morte do piloto brasileiro completa 30 anos nesta quarta-feira, 1º. Relembre como foi o acidente que matou Ayrton Senna e entenda o julgamento do casoA morte do piloto Ayrton Senna completa 30 anos nesta quarta-feira, 1º de maio. Em 1994, o público da Fórmula 1 se despedia de um dos pilotos mais famosos do esporte, após um acidente na Itália.
Senna morreu aos 34 anos de idade, enquanto disputava o Grande Prêmio de San Marino, no circuito italiano de Ímola. O legado do brasileiro no esporte permanece até hoje, e a trajetória do ídolo vai ser contada em uma série na Netflix, que será lançada em breve.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ayrton Senna é declarado patrono do esporte brasileiro; ENTENDA
Relembre o acidente que matou o piloto Ayrton Senna
Ayrton Senna estava na sétima volta da corrida, quando alcançou a curva Tamburello com uma velocidade de mais de 300 km/h. Sem conseguir frear totalmente, o carro se chocou contra uma parede de concreto. Depois de 20 minutos, ele foi atendido pelo resgate ainda na pista.
O brasileiro foi levado para o Hospital Maggiore de Bolonha, a cerca de 41 quilômetros do local da corrida. A morte foi confirmada pelo hospital horas depois, na tarde do dia 1º de maio de 1994.
Um dia antes, outro piloto da Fórmula 1, Roland Ratzenberger, morreu após seu carro perder a asa dianteira e bater no muro de concreto. O trágico acidente aconteceu durante o treino classificatório do Prêmio de San Marino.
Julgamento: causas do acidente que matou Ayrton Senna
Após o acidente, a Justiça italiana abriu um processo para identificar as causas, que se estendeu durante vários anos. Em abril de 2007, foi determinado que “o acidente foi causado por uma falha da coluna de direção, originada de erros no projeto e modificações mal executadas”.
Contudo, ninguém foi preso. O projetista chefe da Williams (equipe em que Ayrton pilotava), Patrick Head, foi condenado 13 anos após o acidente, mas o crime de homicídio culposo já tinha prescrito.
Legado de Ayrton Senna permanece nas novas gerações
Um dos pilotos mais promissores da nova geração, Lewis Hamilton também conquistou uma legião de fãs brasileiros e tem Ayrton Senna como seu ídolo no esporte.
Em entrevista para o documentário “1, Life on the limit” (Vida no Limite, em português), Hamilton afirmou que lembra bem do dia que soube da morte de Senna.
"Eu tinha nove anos e meu pai disse que Ayrton Senna tinha morrido em um acidente. Sendo criança, foi difícil compreender o que aquilo significava realmente, mas fui para trás do carro e chorei", lembra ele.