Cearenses participarão de maratona inédita nas Olimpíadas de Paris em 2024

Além da maratona de 42,195km, uma outra prova de 10km também deve ocorrer na mesma noite para aqueles que optarem por um percurso menor

15:32 | Fev. 09, 2024

Por: João Vitor Umbelino
Régis Oliveira, cearense de 41 anos, custou a acreditar quando recebeu a notícia de que estava selecionado para a Maratona Para Todos (foto: Arquivo pessoal)

As Olimpíadas de Paris em 2024 contarão com uma maratona inédita. Pela primeira vez na história, atletas amadores acima de 20 anos terão a oportunidade de fazer o mesmo percurso que os atletas olímpicos. Pelo menos três cearenses vão competir nesta prova.

Reunindo corredores amadores, espectadores, atletas e embaixadores da Olimpíada de Paris 2024, a “Marathon pour Tous”, Maratona Para Todos em português, terá os mesmos 42,195km percorridos pelos esportistas olímpicos na prova oficial.

A maratona ocorre às 21 horas da noite do dia 10 de agosto deste ano, visando reduzir o impacto das altas temperaturas no verão do hemisfério norte. A prova ocorrerá horas depois da prova masculina e horas antes da prova feminina, ambas oficiais.

Além da maratona de 42,195km, uma outra prova de 10km também deve ocorrer na mesma noite para aqueles que optarem por um percurso menor. As duas provas devem reunir 40 mil pessoas, 20 mil em cada circuito.

“Você conseguiu!”

“Régis, você conseguiu". Essa foi a mensagem que Régis Oliveira, empresário cearense de 41 anos, custou a acreditar que estava lendo em seu e-mail em agosto de 2023, quando recebeu a notícia de que estava selecionado para a Maratona Para Todos.

A seleção ocorreu por meio de desafios cumpridos via aplicativo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Cada desafio disponibilizava um certo número de vagas para os inscritos.

Em entrevista ao O POVO, o corredor conta que a emoção tomou conta quando descobriu que era um dos selecionados para correr na maratona, em Paris, durante as Olimpíadas de 2024.

“Fiquei trêmulo, com a mão suando, fui logo falar para minha esposa”, relembra Régis orgulhoso de sua conquista e com bom humor ao lembrar seu nervosismo.

Na corrida desde 2008, Régis conta que sua relação com o esporte começou com as “Maratonas Pão de Açúcar”, onde reunia-se com amigos e competia em provas de revezamento.

Primeira maratona 

Enquanto algumas pessoas aproveitam uma viagem à Disney para brincar em parques de diversões ou interagir com os famosos personagens do mundo fantasioso, Régis viu uma oportunidade única em sua viagem à Orlando, nos EUA: correr uma maratona.

O corredor de 41 anos conta que se inscreveu na Maratona Disney ainda em março de 2023, antes mesmo de saber que seria chamado para correr nas Olimpíadas.

Já com um ciclo de treinamentos para a maratona em Orlando em execução, a notícia da seleção para ir ao evento em Paris motivou Régis ainda mais em sua preparação.

Foi em janeiro deste ano que o atleta correu a sua primeira maratona após meses se preparando. “Eu me senti muito bem”, destacou. Agora, após ter corrido sua primeira prova, Régis segue com a preparação visando as Olimpíadas de 2024.

Paris x Fortaleza, qual o mais quente?

Ao ser perguntado sobre o cuidado dos organizadores da Marathon Pour Tous para com o calor, o qual fez colocarem a prova para 21 horas, Régis diz não se preocupar e considera treinar pela parte da manhã em Fortaleza “um diferencial”.

“Para quem acorda com 29ºC aqui em Fortaleza e termina o treino com 33ºC, 34ºC, não é uma situação que cause medo e estranheza, né?” disse rindo ao falar sobre a expectativa de 20ºC.

Cearense em todos os lugares

O cearense contou ao O POVO que não é o único cearense indo para a Maratona para Todos. Além de Régis, pelo menos mais dois cearenses irão participar da prova: Carla Thomazette e Lirazio Filho.

O corredor de 41 anos conta que existe um grupo no Whatsapp com corredores de todo o Brasil e, neste grupo de 56 pessoas, três são cearenses. Contudo, existe a possibilidade de haver outros, visto que cerca de 20 mil pessoas participarão do desafio.

Viagem sem a família e falta de auxílios

Organizando a sua viagem, Régis explicou que viajará sem a presença de sua família para Paris. Seus filhos, Rafaela, de 12 anos, e Miguel, de 6 anos, não poderão viajar por questões escolares.

Já sua esposa, Marina, não poderá acompanhá-lo por causa do trabalho. O empresário comentou sobre a ausência que a família fará nesse desafio.

“Eles foram muito importantes na minha primeira maratona”, lembrou. “Cruzar a linha de chegada e não ter o abraço deles vai fazer falta”, confessou.

Sem receber ajuda de custos do COI, Régis revelou ainda que um auxílio foi solicitado para a Confederação Brasileira de Atletismo e esta ficou de avaliar o uma possível ajuda com equipamentos para a maratona, como calçados e uniformes.