Hamilton: como o novo piloto da Ferrari se tornou ídolo no Brasil
Próximo reforço da Ferrari na Formula 1, Lewis Hamilton tem grandes referências dentro do Brasil e é amigo de ídolos do cenário nacional; veja relação
21:47 | Fev. 01, 2024
Lewis Hamilton, que concretizou nesta quinta-feira, 1º, sua ida para a Ferrari após 11 anos na Mercedes, é um grande apreciador de toda cultura do Brasil. Além de ter Ayrton Senna como um dos maiores ídolos, é amigo de Neymar e foi considerado um cidadão honorário brasileiro.
Com sete títulos mundiais da Fórmula 1, o inglês conquistou sua primeira vitória mundial dentro do Brasil. Em 2008, Felipe Massa estava próximo de vencer seu título mundial no Brasil, e inclusive venceu a corrida, mas Hamilton, ao ficar na quinta colocação, conseguiu conquistar o título da temporada de 2008.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
Além desse primeiro grande marco do piloto em relação ao Brasil, o piloto teve outras grandes vitórias no país. Ao todo, foram três vitórias, duas em Interlagos - 2016 e 2018 - e uma no GP de São Paulo, em 2021.
Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil
Em 2022, o piloto foi premiado com o título de cidadão honorário do Brasil. O prêmio foi concedido pelo deputado cearense André Figueiredo. O objetivo foi reconhecer o carinho de Hamilton com o Brasil e o gesto nobre dele.
No ano anterior, o heptacampeão mundial, ao participar do Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, emocionou seus fãs brasileiros ao usar um capacete em homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna e, logo após a vitória, dar a volta no autódromo com a bandeira do Brasil em punho, gesto muito utilizado por Senna.
GP da Espanha de Fórmula 1 será em Madri a partir de 2026; ENTENDA
Hamilton: fã de Ayrton Senna e homenagem nas ruas de São Paulo
Na sua última vitória bastante celebrada, o piloto exalou ainda mais toda a sua referência e inspiração que ele tem em Ayrton Senna, o maior piloto do Brasil na história da Fórmula 1.
“Aqui no Brasil, eu me sinto em casa. Naturalmente, conheço muitos brasileiros no mundo todo e, voltando pra cá, percebo que é uma cidade (São Paulo) com lugares incríveis. Tenho planos futuros de estar mais tempo aqui para conhecer mais sobre a cultura”, disse ele após sua vitória em 2021.
Fórmula 1: GP de São Paulo tem contrato renovado até 2030; VEJA
O piloto foi homenageado pelo artista Eduardo Kobra, com um mural na zona sul de São Paulo. A arte trazia Hamilton acompanhado de uma bandeira do Brasil e com o capacete de Ayrton Senna. Durante a inauguração da homenagem, Lewis estava presente e deixou sua assinatura spray.
Hamilton é amigo de brasileiros e chegou a se relacionar com famosas
Outro grande ponto que faz Hamilton se tornar próximo aos brasileiros é a sua proximidade com grandes ídolos. Neymar é um que sempre "tietou" o piloto. O camisa 10 do Al-Hilal acompanhou o piloto por diversos Grand Prix, quando ainda estava atuando pelo Paris-Saint Germain.
Anitta foi outra que, quando Hamilton esteve no país, fez questão de interagir com ele. Ainda em 2018, durante o GP de Interlagos, a cantora, acompanhada de seu pai, visitou o piloto nos boxes da Mercedes e ao postar uma foto no Instagram da cantora acompanhado dos dois, apresentou os dizeres: “Quando eu já não tinha mais desculpa pra não apresentar pro meu pai”.
Capacetes de Lewis Hamilton: VEJA quem é o brasileiro por trás das artes
Logo após, surgiu a especulação do affair entre ambos os famosos. Em 2022, a cantora revelou que, após seu pai passar por uma cirurgia, o piloto inglês lhe mandou uma mensagem desejando “melhoras” para seu genitor.
Piloto Lewis Hamilton curte festa de pré-réveillon na Bahia; VEJA